O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Shirleide Costa dos Santos Barbosa Must University, Estados Unidos
  • Rosana Réus Must University, Estados Unidos
  • Andreza de Souza Cardoso Must University, Estados Unidos
  • Silvia Renata de Carvalho Must University, Estados Unidos
  • Iracilda Maria Nunes Veluta Alves Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.253

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar questões fundamentais no tocante à utilização das mídias digitais na escola pública, apresentando subsídios para estimular o uso de tecnologias que agreguem valores ao cotidiano escolar, como a participação dos alunos e a interação dos professores, de maneira dinâmica, no processo de ensino-aprendizagem. Para tal fim, foram analisados os recursos metodológicos utilizados nas aulas de produção textual do ensino médio de uma escola pública estadual, através dos quais a proposta de interação entre docente e discentes foi concretizada. O tema foi encaminhado diante das inquietações dos profissionais da educação que entendem ser hoje o momento mais desafiador para a prática pedagógica ser efetivada através das mídias digitais. A partir da reflexão teórica, da análise de contribuições dos professores envolvidos, constatou-se a necessidade de estabelecer uma continuidade de estudos e reflexões sobre o tema, efetivando uma proposta de aplicação desses meios, com dimensões didático-pedagógicas, como meio de transmissão e assimilação do conhecimento no interior da escola. Em síntese, incorporar as mídias digitais nas práticas pedagógicas e no currículo como objeto de aprendizagem requer atenção especial e não pode mais ser um fator negligenciado pelas escolas. Para isso, é preciso fundamentalmente revisitar a proposta pedagógica da escola e investir na formação continuada de professores.

Biografia do Autor

Shirleide Costa dos Santos Barbosa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura plena em Letras - Português e Literatura pela UECE, Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Tecnológica de Palmas, Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University.

Rosana Réus, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Unopar, Pós-graduada em Educação infantil, Séries Iniciais com ênfase em Educação Especial pela Faculdade Dom Bosco, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Andreza de Souza Cardoso, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNIVALI. Pós-graduada em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio pelas Faculdades Integradas FACVEST. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Silvia Renata de Carvalho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Univali, Pós-graduada em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco, Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela Uniasselvi, Alfabetização e Letramento pela Uniasselvi, Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University. 

 

Iracilda Maria Nunes Veluta Alves, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras Português pela Universidade Luterana do Brasil, graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Fafich - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Pós-Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Barbosa, S. C. dos S. ., Réus, R. ., Cardoso, A. de S. ., Carvalho, S. R. de ., & Alves, I. M. N. V. . (2023). O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(5), 191–195. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.253