O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.253Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar questões fundamentais no tocante à utilização das mídias digitais na escola pública, apresentando subsídios para estimular o uso de tecnologias que agreguem valores ao cotidiano escolar, como a participação dos alunos e a interação dos professores, de maneira dinâmica, no processo de ensino-aprendizagem. Para tal fim, foram analisados os recursos metodológicos utilizados nas aulas de produção textual do ensino médio de uma escola pública estadual, através dos quais a proposta de interação entre docente e discentes foi concretizada. O tema foi encaminhado diante das inquietações dos profissionais da educação que entendem ser hoje o momento mais desafiador para a prática pedagógica ser efetivada através das mídias digitais. A partir da reflexão teórica, da análise de contribuições dos professores envolvidos, constatou-se a necessidade de estabelecer uma continuidade de estudos e reflexões sobre o tema, efetivando uma proposta de aplicação desses meios, com dimensões didático-pedagógicas, como meio de transmissão e assimilação do conhecimento no interior da escola. Em síntese, incorporar as mídias digitais nas práticas pedagógicas e no currículo como objeto de aprendizagem requer atenção especial e não pode mais ser um fator negligenciado pelas escolas. Para isso, é preciso fundamentalmente revisitar a proposta pedagógica da escola e investir na formação continuada de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Shirleide Costa dos Santos Barbosa, Rosana Réus, Andreza de Souza Cardoso, Silvia Renata de Carvalho, Iracilda Maria Nunes Veluta Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.