O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Adriana Persin de Araújo Must University, Estados Unidos
  • Clair de Andrade Must University, Estados Unidos
  • José Leônidas Alves do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.252

Resumo

Na educação formal, sempre houve a fundamental presença do professor como responsável pela condução dos ensinamentos, os quais, os estudantes de modo geral dependiam para a evolução da aprendizagem. A educação ganhou aliados e os recursos tecnológicos se tornaram mais significativos para as salas de aulas virtuais. Neste contexto, o papel do professor precisou ser modificado diante das novas exigências e tendências educacionais. Além disso, em relação ao estudante com as tecnológicas digitais precisa ser velada para se tornar relevante no processo de estudos e-learning. Como proposta para reflexão, este trabalho objetiva explorar a relevância do papel do professor no ambiente de aprendizagem, sobretudo o Ambiente Virtual de Aprendizagem –AVA, cenário cada vez mais comum nas modalidades emergentes de educação. Para a obtenção das reflexões sobre o assunto, o estudo foi desenvolvido a partir da revisão de literaturas sobre o tema, bem como a reflexão a partir de resultados obtidos com as experiências somativas aos processos educacionais atuais.

Biografia do Autor

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura; Licenciada em Pedagogia; Tecnóloga em Recursos Humanos; Pós graduada e Psicopedagoga Clínica e Institucional; Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Metodologia do Ensino Superior; Tecnologias Educacionais; Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação - Must University.

Adriana Persin de Araújo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia; Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora; Especialização em Gestão Escolar, Coordenação e Orientação; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Clair de Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino; Interdisciplinar e Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental-Ênfase em Educação Especial pela Faculdade Don Bosco. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

José Leônidas Alves do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciências Náuticas pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, Graduado em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria, Especialização em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela Escola Superior Aberta do Brasil, Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Focus, Especialização em Formação Docente em Educação a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil, Especialização em

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Almeida, A. P. de ., Araújo, A. P. de ., Andrade, C. de ., Nascimento, J. L. A. do ., & Narciso, R. . (2023). O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 4(5), 185–190. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.252