IMPRESSÕES PEDAGÓGICAS DE ATIVIDADES AUTODIRIGIDAS EM UM CURSO SOBRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Sueli Gonçalves de Souza Andrade Must University, Estados Unidos
  • Geanine Ribeiro Faria Sales Must University, Estados Unidos
  • Jones Pereira Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.250

Resumo

Uma das respostas frente aos desafios atuais da educação é o desenvolvimento da Educação à Distância, sobretudo, na sua fase mais recente baseada no suporte de recursos tecnológicos e na autoaprendizagem, sendo adotada por várias instituições de ensino. Nesse contexto, também devemos destacar os MOOCS, curso aberto, online e que pode receber um grande número de estudantes ao mesmo tempo, sem a necessidade de mediação pedagógica de um professor. Assim, é nessa conjuntura que este trabalho se acora, uma vez que o tema dele envolve as impressões que a autora obteve após finalizar o curso de curta duração e aberto denominado de “Estilos de Aprendizagem”, da Escola Virtual de Governo ligada à Escola Nacional de Administração Pública. Portanto, o objetivo geral é compartilhar as observações feitas pela autora em relação ao referido curso, principalmente, sobre as atividades avaliativas dele. Para isso, usaremos os princípios teóricos da Aprendizagem e da Atividade Autodirigida, associadas paralelamente aos conceitos de Design Instrucional. Conforme as observações da autora, foi possível constatar que o conteúdo didático pode ser estudado eficazmente e de modo autônomo, possibilitando que ela pudesse realizar as atividades autodirigidas, inclusive, essas proporcionaram a consolidação da temática, como também propiciaram à autora a acompanhar a utilização desses conceitos a partir do estudo de caso proposto no curso, podendo transpor esse conhecimento à sua realidade profissional.

Biografia do Autor

Sueli Gonçalves de Souza Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia e 2ª Licenciatura em Educação Especial. Pós-graduada em Gestão Escolar, Educação Infantil e séries Iniciais e Educação Especial Inclusiva. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Geanine Ribeiro Faria Sales, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Pedagogia (Faculdade Unificadas de Iuna-Doctum). 2ª Licenciatura em Educação Especial (Faveni). Especialista em Educação Especial e Ensino Religioso (Faveni). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University).

Jones Pereira Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduado em: - Letras Inglês, - Pedagogia; Pós-Graduado em: - Literatura, cultura e Arte, - Educação Especial e Libras, - Educação Inclusiva/ Libras, - Libras / Língua Portuguesa. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Andrade, S. G. de S. ., Sales, G. R. F. ., Oliveira, J. P. ., & Meroto, M. B. das N. . (2023). IMPRESSÕES PEDAGÓGICAS DE ATIVIDADES AUTODIRIGIDAS EM UM CURSO SOBRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 4(5), 173–178. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.250