IMPACTO DA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A GERAÇÃO DE SCREENAGERS

Autores

  • José Adilson da Silva Must University, Estados Unidos
  • Ângela A p. de A. Polizello Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Maria Auxiliadora Alves de Moura Must University, Estados Unidos
  • Nailton Sousa Saraiva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.249

Resumo

Este artigo analisa a relação dos alunos da geração de Screenagers com o universo educacional, explorando as possibilidades e desafios da cultura digital. O estudo propõe a necessidade de repensar práticas pedagógicas e currículos para atender às demandas dessa geração altamente conectada. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, revisando literatura de especialistas reconhecidos no campo da educação e cultura digital, como Marc Prensky, Douglas Rushkoff e Henry Jenkins. O estudo identifica desafios enfrentados pelos professores e escolas ao lidar com a geração de Screenagers, incluindo a necessidade de acompanhar a rápida evolução tecnológica e equilibrar o uso da tecnologia como ferramenta educacional. Além disso, destaca as possibilidades oferecidas pela cultura digital, como acesso a informações em tempo real, recursos educacionais online, colaboração e personalização do aprendizado. O artigo argumenta a importância de repensar práticas pedagógicas e currículos para atender às necessidades da geração de Screenagers. Isso implica em abraçar a tecnologia como aliada, promover a formação contínua dos educadores e atualizar políticas educacionais para se adequarem ao contexto digital. O estudo destaca a necessidade de compreender e atender às demandas da geração de Screenagers, repensando a educação para um ambiente de aprendizagem adaptado à cultura digital. A pesquisa bibliográfica realizada contribui para o entendimento dos desafios e oportunidades nesse contexto, subsidiando a melhoria da prática educativa.

Biografia do Autor

José Adilson da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Graduado em Artes, pela Universidade Leonardo da Vinci. Possui Pós-Graduação em Educação Inclusiva, Especial e Políticas Públicas, pela Universidade Cândido Mendes. Pós-Graduado em Formação Docente Para a EaD, pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. 

Ângela A p. de A. Polizello, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela PUC-Campinas; Graduada em Letras pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba; Pós Graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade Dom Alberto; Pós Graduada pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em Alfabetização e Letramento; Pós Graduada pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em Psicopedagogia Institucional; Pós Graduada pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em Educação Infantil; Pós Graduada pela Faculdade Dom Alberto em AEE- Atendimento Educacional Especializado e a Psicomotricidade; Pós Graduada pela Faculdade Dom Alberto em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT. 

Maria Auxiliadora Alves de Moura, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia , pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO; Graduada em Biologia pelo Centro Universitário de Goiás Uni- Anhanguera; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação- Must University. 

Nailton Sousa Saraiva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Enfermagem (UNISULMA, 2013), Pedagogia (UNINTER, 2012) e em Letras (UNINTER, 2016). MBA em Gestão Escolar na Universidade de São Paulo (Pecege/ESALQ/USP, 2018). Pós-graduação lato sensu em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (UNINTER, 2016), Pneumologia Sanitária (FIOCRUZ, 2014), Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (FASAMAR, 2014), Orientação Educacional (FACIBRA, 2014), Educação Especial e Inclusiva (FASAMAR, 2014); Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University). 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Silva, J. A. da ., Polizello, Ângela A. p. de A. ., Machado, J. C. ., Moura, M. A. A. de ., & Saraiva, N. S. . (2023). IMPACTO DA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A GERAÇÃO DE SCREENAGERS. Revista Amor Mundi, 4(5), 165–172. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.249