A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Ângela A p. de A. Polizello Must University, Estados Unidos
  • Claudia Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.248

Resumo

A tecnologia contribuiu para o desenvolvimento da Educação, principalmente com o surgimento da pandemia Covid-19, havendo necessidade de mudanças urgentes. Este artigo descreve situações ocorridas no período da pandemia relacionados a educação, as necessidades vivenciadas no período pandêmico por professores, alunos, equipe e a diretora escolar, autora deste artigo. O isolamento social e a necessidade de continuação do ensino ocasionaram na implantação das aulas remotas nas escolas brasileiras. Em seguida, surgiu o ensino híbrido como oportunidade de aprendizado, utilizando a tecnologia a serviço da educação. O estudo deste artigo teve como principais objetivos identificar o uso dos recursos tecnológicos como meio favorável das aulas durante a pandemia, suas necessidades, as dificuldades e desafios diante a estes recursos. O resultado adquirido apresentou que muitos profissionais já utilizavam a tecnologia, porém tiveram que intensificar o uso e houve necessidade de capacitação para a nova forma de ensino. Surgiu a necessidade de alteração no currículo escolar para atender estudantes e profissionais com acesso à internet para estudos de forma online, e também a modificação da nossa forma de ensino, sendo mais atraente e inovadora, utilizando a tecnologia. A pandemia nos mostrou o quanto estávamos defasados na educação se tratando de tecnologia e informatização. Também percebemos que essa ação trouxe acentuação na desigualdade social entre os alunos.

Biografia do Autor

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida. 

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura; Licenciada em Pedagogia. Psicopedagoga Clínica e Institucional, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Metodologia do Ensino Superior, Tecnologias Educacionais. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação _ Must University. 

Ângela A p. de A. Polizello, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Letras. Pós Graduada em Língua Portuguesa. Pós Graduada em Alfabetização e Letramento. Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional. Pós Graduada em Educação Infantil. Pós Graduada em AEE- Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade. Pós Graduada em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla. Mestranda pela Must University - Flórida.

Claudia Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Matemática. Especialização em Educação Matemática. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Graduação em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Graduando em Engenharia de Produção. Graduando em Letras. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Mestrando em Tecnologias Emergentes pela Must University – Flórida.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Meroto, M. B. das N. ., Almeida, A. P. de ., Polizello, Ângela A. p. de A. ., Ribeiro, C. ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Revista Amor Mundi, 4(5), 157–163. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.248