CYBERBULLYING E DEPENDÊNCIA EXCESSIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

DESAFIOS E SOLUÇÕES

Autores

  • Elzo Brito dos Santos Filho Must University, Estados Unidos
  • Camila Sabino de Araujo Must University, Estados Unidos
  • Camilo Eduardo do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Luciene Carneiro da S. O. Timoteo Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.247

Resumo

Este trabalho explora os desafios relacionados ao cyberbullying e à dependência excessiva das tecnologias digitais na educação. As tecnologias digitais têm revolucionado a educação, mas é essencial enfrentar esses desafios. O cyberbullying é um problema sério que pode afetar crianças e jovens que utilizam tecnologias digitais. Para enfrentar esse desafio, é fundamental que as escolas implementem programas de prevenção ao cyberbullying e que os pais estejam atentos e monitorando o uso das tecnologias digitais por seus filhos. Investir em ações de prevenção e conscientização é essencial para combater o cyberbullying. A dependência excessiva das tecnologias digitais é outro desafio importante a ser enfrentado, pois pode afetar significativamente a saúde física e mental dos jovens. Para enfrentar essa questão, é crucial incentivar um equilíbrio saudável entre o mundo virtual e o mundo real. Pais e educadores têm um papel fundamental nesse processo, orientando os jovens a aproveitar o melhor das tecnologias, ao mesmo tempo que estabelecem limites claros para o uso de dispositivos eletrônicos em casa. Os professores enfrentam muitos desafios atualmente, e é importante que eles continuem se capacitando para explorar as possibilidades oferecidas pela tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial, a fim de transformar o ambiente escolar e melhorar o ensino. É importante que os professores estejam capacitados para utilizar as tecnologias de forma eficaz em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.

Biografia do Autor

Elzo Brito dos Santos Filho, Must University, Estados Unidos

Graduado em ciência da computação; Especialização em desenvolvimento Web; Mestrando em Tecnologia Emergentes em Educação pela Must University. 

Camila Sabino de Araujo, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade São Marcos. Licenciatura em Ciências pela Universidade de Franca, Unifran. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Brasil. Licenciatura e em Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos, Unimes. Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade de São Paulo, US P. Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo-Unifes p. Especialização em Arte-Educação, pela Faculdade Brasil. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (Must University). 

Camilo Eduardo do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Sistemas da Informação, Licenciatura em Artes Visuais e Informática. Especialização em Informática na Educação, Ensino Religioso e Artes. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. 

Luciene Carneiro da S. O. Timoteo, Must University, Estados Unidos

Secretariado Executivo Bilíngue - Escola Superior de Relações Públicas/ESURP (2006). Pós Graduação Aconselhamento Familiar e Educacional /Universidade Adventista de São Paulo/UNASP (2009). Letras - Português Literatura/Faculdade de Educação da Serra/FASE (2014). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Graduando em Engenharia de Produção. Graduando em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Atualmente é professora de Educação Profissional e Tecnológica. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Santos Filho, E. B. dos ., Araujo, C. S. de ., Nascimento, C. E. do ., Timoteo, L. C. da S. O. ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). CYBERBULLYING E DEPENDÊNCIA EXCESSIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E SOLUÇÕES. Revista Amor Mundi, 4(5), 151–156. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.247