O DESIGN INSTRUCIONAL E A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.246Resumo
A presente proposta de pesquisa teve como objetivo compreender teoricamente os conceitos de Design Instrucional e Aprendizagem Autogerida e como a união entre tais métodos, ou seja, das estratégias de organização da aprendizagem e a autonomia da construção do conhecimento podem contribuir para um aprendizado efetivo e significativo em todos os níveis de desempenho educacional. Tendo como método de pesquisa uma revisão bibliográfica, percebeu-se que a combinação entre o método de aprendizagem autodirigida associado ao design de ensino mediado pela tecnologia garante a efetivação da autonomia na construção do conhecimento e da formação crítica de sujeitos atuantes no contexto social, político e econômico onde estão inseridos. Conclui-se que a aprendizagem autogerida associada ao design instrucional do ensino, possibilita uma grande melhoria na qualidade da formação de estudantes e professores, bem como nas práticas em sala de aula, ampliando significativamente o repertório de possibilidades na perspectiva de garantir a efetivação da construção autônoma do conhecimento, assim como exercendo um papel de geração de sentido no processo de ensino e aprendizagem exercido por sujeitos ativos e capazes de desenvolver meios para a consolidação do seu próprio aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Soares Magalhães, Claudia Kreuzberg da Silva, Germano Fonseca Praxede, Sidinéia da Silva, Vera Liz Silverio dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.