O DESIGN INSTRUCIONAL E A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA DOS ESTUDANTES

Autores

  • Pedro Soares Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Claudia Kreuzberg da Silva Must University, Estados Unidos
  • Germano Fonseca Praxede Must University, Estados Unidos
  • Sidinéia da Silva Must University, Estados Unidos
  • Vera Liz Silverio dos Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.246

Resumo

A presente proposta de pesquisa teve como objetivo compreender teoricamente os conceitos de Design Instrucional e Aprendizagem Autogerida e como a união entre tais métodos, ou seja, das estratégias de organização da aprendizagem e a autonomia da construção do conhecimento podem contribuir para um aprendizado efetivo e significativo em todos os níveis de desempenho educacional. Tendo como método de pesquisa uma revisão bibliográfica, percebeu-se que a combinação entre o método de aprendizagem autodirigida associado ao design de ensino mediado pela tecnologia garante a efetivação da autonomia na construção do conhecimento e da formação crítica de sujeitos atuantes no contexto social, político e econômico onde estão inseridos. Conclui-se que a aprendizagem autogerida associada ao design instrucional do ensino, possibilita uma grande melhoria na qualidade da formação de estudantes e professores, bem como nas práticas em sala de aula, ampliando significativamente o repertório de possibilidades na perspectiva de garantir a efetivação da construção autônoma do conhecimento, assim como exercendo um papel de geração de sentido no processo de ensino e aprendizagem exercido por sujeitos ativos e capazes de desenvolver meios para a consolidação do seu próprio aprendizado.

Biografia do Autor

Pedro Soares Magalhães, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia e Letras pela Faculdade Excelência (FAEX). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

 

Claudia Kreuzberg da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia (2009) - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialização em Gestão e Educação Ambiental (2011); Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais (2012); Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação (2015) ambas realizadas pela UNIASSELVI. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação - MUST University - EUA. Doutoranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - Paraguai. 

Germano Fonseca Praxede, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Engenharia de Pesca pela UFC. Universidade Federal do Ceará Lincenciado Em Química pela Universidade estadual do Ceará. Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must.

Sidinéia da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Graduada em Educação Física pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS). Pós Graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Pós Graduada em supervisão, orientação e gestão escolar pela Faculdade Santo André, (FASA). Pós Graduada em Língua Portuguesa e Artes pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, UNIJIPA, Pós Graduada em Linguística e Literatura pela Faculdade de ciências humanas e exatas de Rondônia, (FARO). Mestre em Tecnologias Emergentes pela Must University. 

Vera Liz Silverio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UCB - Universidade Castelo Branco, Licenciatura em Filosofia pela FAERPI - Faculdade Entre Rios do Piauí, Licenciatura em Sociologia pela UNAR - Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”. Pós Graduada em Educação Inclusiva com Ênfase em Avaliação Diagnóstica pela FACEL (Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras), Pós Graduada em Direitos Humanos pela Faculdade São Luís, Pós Graduada Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Magalhães, P. S. ., Silva, C. K. da ., Praxede, G. F. ., Silva, S. da ., & Santos, V. L. S. dos . (2023). O DESIGN INSTRUCIONAL E A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA DOS ESTUDANTES. Revista Amor Mundi, 4(5), 143–150. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.246