TAXONOMIA DE BLOOM E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Luciana Pereira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Cizelda Aparecida Triches Must University, Estados Unidos
  • Jean Carlos Triches Must University, Estados Unidos
  • Jordan Luis Artiaga Silva Must University, Estados Unidos
  • Raquel Farias Fuly de Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.244

Resumo

O presente artigo tem como objetivo retomar a teoria de Taxonomia de Bloom como um pressuposto teórico dando modelo para estruturar uma proposta inovadora de aprendizagem colaborativa. A partir dessa perspectiva destacou como as categorias de Bloom podem ajudar na aprendizagem colaborativa e potencializar o processo ensino aprendizagem. O texto também demonstrou a importância da tecnologia digital para desenvolver diferentes habilidades e em diferentes níveis: como a comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico. Através de uma coleta de informações e de estudos trazidas de artigos e livros evidenciou a importância do tema e ampliou o debate, trazendo as inúmeras possibilidades para o uso na sala de aula, assim foi possível exemplificar nesse artigo uma prática colaborativa utilizando a perspectiva da taxonomia de Bloom no ambiente escolar do ciclo do fundamental com uso de ferramentas digitais. Ao implementar uma proposta pedagógica colaborativa mediada por ferramentas digitais possibilitou tornar o processo visível e as habilidades e competências foram adquiridas das mais simples as mais complexas, e todos os envolvidos foram responsáveis pela aprendizagem coletiva, resultando em uma aprendizagem significativa, eficaz e eficiente para os docentes e discentes.

Biografia do Autor

Luciana Pereira da Silva, Must University, Estados Unidos

Pedagogia. Gestão Escolar. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Cizelda Aparecida Triches, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Regional de Palmitos - FAP e em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Especialista em Educação e Segurança Humana pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Licenciada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Intervale. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida. 

Jean Carlos Triches, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI e em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Especialista em Educação e Segurança Humana pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida. 

Jordan Luis Artiaga Silva, Must University, Estados Unidos

Graduações em Licenciatura em Pedagogia (FATEC/RO) e Licenciatura em História (UNIBF). Especialista em Educação Inclusiva (Faculdade Poliensino) e Docência do Ensino Superior (FAVENI). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação(Must University/Florida EUA. 

Raquel Farias Fuly de Souza, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de janeiro (FFP - UERJ). Especialista em Educação e Psicologia pelo Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Silva, L. P. da ., Triches, C. A. ., Triches, J. C. ., Silva, J. L. A. ., & Souza, R. F. F. de . (2023). TAXONOMIA DE BLOOM E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Revista Amor Mundi, 4(5), 127–135. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.244