TAXONOMIA DE BLOOM E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.244Resumo
O presente artigo tem como objetivo retomar a teoria de Taxonomia de Bloom como um pressuposto teórico dando modelo para estruturar uma proposta inovadora de aprendizagem colaborativa. A partir dessa perspectiva destacou como as categorias de Bloom podem ajudar na aprendizagem colaborativa e potencializar o processo ensino aprendizagem. O texto também demonstrou a importância da tecnologia digital para desenvolver diferentes habilidades e em diferentes níveis: como a comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico. Através de uma coleta de informações e de estudos trazidas de artigos e livros evidenciou a importância do tema e ampliou o debate, trazendo as inúmeras possibilidades para o uso na sala de aula, assim foi possível exemplificar nesse artigo uma prática colaborativa utilizando a perspectiva da taxonomia de Bloom no ambiente escolar do ciclo do fundamental com uso de ferramentas digitais. Ao implementar uma proposta pedagógica colaborativa mediada por ferramentas digitais possibilitou tornar o processo visível e as habilidades e competências foram adquiridas das mais simples as mais complexas, e todos os envolvidos foram responsáveis pela aprendizagem coletiva, resultando em uma aprendizagem significativa, eficaz e eficiente para os docentes e discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciana Pereira da Silva, Cizelda Aparecida Triches, Jean Carlos Triches, Jordan Luis Artiaga Silva, Raquel Farias Fuly de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.