A GERAÇÃO SCREENAGERS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.243

Resumo

Este artigo aborda os desafios e oportunidades da geração screenagers, também conhecida como geração digital, no contexto educacional. A imersão desses jovens na tecnologia desde cedo apresenta uma série de desafios, como a falta de concentração e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. No entanto, também traz oportunidades únicas, como a familiaridade intuitiva com a tecnologia e a capacidade de aprendizado multimídia e interativo. O objetivo deste estudo é refletir sobre os impactos da geração screenagers na educação, considerando a incorporação eficaz da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se na revisão de autores e pesquisadores que analisam a relação entre a geração screenagers e a educação. Por meio dessa análise, busca-se compreender os desafios enfrentados por professores e escolas, bem como as expectativas e necessidades dessa nova geração. O artigo conclui ressaltando a importância de um equilíbrio entre a tecnologia e as práticas pedagógicas tradicionais, e a necessidade de adaptação das abordagens educacionais para atender às demandas da geração screenagers.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Graduando em Engenharia de Produção. Graduando em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

 

Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especializações: Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Cândido Mendes ( UCAM).Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI) e Graduada em Letra Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações: Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida.

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares-PE. Especializações: Literatura brasileira e História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares-PE. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University - Flórida. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Santos, S. M. A. V. ., Stekich, C. D. L. do N. ., Ribeiro, H. M. ., Pena, R. C. D. ., & Silva, T. P. A. da . (2023). A GERAÇÃO SCREENAGERS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DIGITAL. Revista Amor Mundi, 4(5), 121–125. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.243