A MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Daniel Bruno Anunciação Nobre Must University, Estados Unidos
  • Luciana Lopes Araújo Capilupe Must University, Estados Unidos
  • Rodrigo Alexander de Magalhães Silva Must University, Estados Unidos
  • Sebastião Lopes da Silva Júnior Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.242

Resumo

Em termos de aprendizado, buscar a motivação do aluno constitui numa das contínuas preocupações dos profissionais que exercem suas atividades no cenário educacional. Isso pelo fato de que se está diante de uma geração que demonstra uma utilização intensa de ferramentas e aplicativos com tecnologia digital, e os estudos que surgem atualmente convergem seu foco para investigar as possíveis colaborações dessas tecnologias para que a motivação venha a ser garantida e mantida entre os estudantes, até mesmo porque a aprendizagem somente será completa caso o estudante esteja motivado para absorver os conteúdos. Tendo em vista este cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a motivação dos estudantes para o ensino e-learning, como forma de contribuição para os estudos existentes acerca da temática. Para isso, também foram caracterizados o ambiente de aprendizagem e a motivação. A metodologia utilizada se deu por meio da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, pela pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sintetizando os resultados encontrados e evidenciando a discussão dos mesmos. Pôde-se concluir que a motivação é uma linha tênue no ambiente virtual, onde pode proporcionar novas formas de aprendizagem, como também pode deixar o aluno desmotivado, devendo ser implantadas metodologias que tragam o aluno para o centro do processo, fazendo-o se sentir motivado.

Biografia do Autor

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Educação Programus (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2007). 

 

Daniel Bruno Anunciação Nobre, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica. Institucional e Hospitalar (FACCEBA, 2010), Especialização em Educação Especial e Inclusiva (UNIASSELVI, 2013), Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional (CAIRU, 2013), Especialização em em Psicanálise Clínica(CAIRU, 2017), e Especializando em Desenvolvimento  Mobile(FAPRO, 2023-). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Luciana Lopes Araújo Capilupe, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário (IESB, 2022), Pós Graduada em Psicopedagogia institucional e clínica (FAVENI, 2023), Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do CEAD/UFPI pela (Secretaria de Educação Básica/MEC, 2023) e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University ( Flórida-USA). 

Rodrigo Alexander de Magalhães Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Filosofia, Licenciatura Plena, pelo Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste (IESCO) em 2005, Pós-graduado em Filosofia Política pelo Instituto IMP de Ensino Superior em 2013, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Flórida) e Professor efetivo da Secretária de Educação do Distrito Federal desde 14/09/2010. 

Sebastião Lopes da Silva Júnior, Must University, Estados Unidos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás- ESEFEGO atual UEG(1997). Pós graduado em Administração Educacional pela Universidade Salgado Oliveira – UNIVERSO(1998). Pós graduado em Docência Universitária pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns(2010). Pós Graduado em E J A – Educação de Jovens e Adultos na Faculdade Iguaçu (2022). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na Must Univerity ( Flórida-USA).

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Pereira, F. A. ., Nobre, D. B. A. ., Capilupe, L. L. A. ., Silva, R. A. de M., & Silva Júnior, S. L. da . (2023). A MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 4(5), 115–120. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.242