A MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.242Resumo
Em termos de aprendizado, buscar a motivação do aluno constitui numa das contínuas preocupações dos profissionais que exercem suas atividades no cenário educacional. Isso pelo fato de que se está diante de uma geração que demonstra uma utilização intensa de ferramentas e aplicativos com tecnologia digital, e os estudos que surgem atualmente convergem seu foco para investigar as possíveis colaborações dessas tecnologias para que a motivação venha a ser garantida e mantida entre os estudantes, até mesmo porque a aprendizagem somente será completa caso o estudante esteja motivado para absorver os conteúdos. Tendo em vista este cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a motivação dos estudantes para o ensino e-learning, como forma de contribuição para os estudos existentes acerca da temática. Para isso, também foram caracterizados o ambiente de aprendizagem e a motivação. A metodologia utilizada se deu por meio da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, pela pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sintetizando os resultados encontrados e evidenciando a discussão dos mesmos. Pôde-se concluir que a motivação é uma linha tênue no ambiente virtual, onde pode proporcionar novas formas de aprendizagem, como também pode deixar o aluno desmotivado, devendo ser implantadas metodologias que tragam o aluno para o centro do processo, fazendo-o se sentir motivado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Filomena Alves Pereira, Daniel Bruno Anunciação Nobre, Luciana Lopes Araújo Capilupe, Rodrigo Alexander de Magalhães Silva, Sebastião Lopes da Silva Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.