A METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria da Conceição Barbosa Guimarães Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Antonio Jerri Castro de Abreu Must University, Estados Unidos
  • Mara de Fátima Martini Must University, Estados Unidos
  • Vânia Rosa Alves Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.240

Resumo

O paper em questão trata da metodologia de ensino conhecida como rotação por estações, que tem como objetivo promover a aprendizagem ativa e personalizada dos alunos. Através desta metodologia, os estudantes são divididos em grupos e passam por diferentes estações de aprendizagem. O professor desempenha um papel fundamental neste processo, devendo ser capaz de criar atividades criativas e estimulantes para os alunos, além de estar preparado para lidar com desafios como a gestão de tempo e a avaliação individualizada. Apesar dos benefícios evidentes da rotação por estações, existem desafios práticos que devem ser enfrentados na sua implementação, como a necessidade de adaptar as atividades ao nível de conhecimento dos alunos e a disponibilidade de recursos adequados. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a aplicação da rotação por estações na prática educativa, o perfil dos docentes e desafios encontrados nessa prática. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica, a fim de compilar informações relevantes sobre o tema. Com essa pesquisa conclui-se que essa metodologia pode ser útil para outros educadores que buscam implementar essa prática.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Barbosa Guimarães, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia (UVA) – Sobral – CE. Especialista em Gestão Escolar (UFC), Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia - PUC-Goiás. Pós-graduada em Informática Educativa - PUC-Goiás. Pós-graduada em Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial-FGV. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino - Universo. Pós-graduada em Educação Especial na Perspectiva do AEE – ICG. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Transtorno Espectro do Autismo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Antonio Jerri Castro de Abreu, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Única. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Universidade Cândido Mendes. Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Instituto Souza. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST UNIVERSITY. 

Mara de Fátima Martini, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Geografia. Pós-Graduada em Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Vânia Rosa Alves, Must University, Estados Unidos

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia em Educação Artística, habilitação em artes plásticas. Especialista pela União Educacional de Minas Gerais em Tecnologias Digitais aplicadas à educação. Especialista em Arteterapia Educacional e Clínica pela Faculdade de Tecnologia IPPEO. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Guimarães, M. da C. B. ., Coelho, A. M. L. ., Abreu, A. J. C. de ., Martini, M. de F. ., & Alves, V. R. . (2023). A METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Amor Mundi, 4(5), 101–106. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.240