O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos
  • Cristiane Tonetto Escobar Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.239

Resumo

A tecnologia é responsável por grande parte dos avanços da sociedade, gerando assim uma demanda para a educação. A inteligência artificial (IA) possibilita a inserção de ferramentas que facilitam a construção da aprendizagem propiciando automação dos processos. A IA pode ser utilizada para criar recursos de ensino adaptativos, que podem ajustar o conteúdo e a dificuldade de acordo com o nível de habilidade do aluno, analisar dados de seu desempenho e fornecer feedback personalizado, ajudando-os a identificar áreas em que precisam melhorar e fornecendo recursos adicionais para ajudá-los a superar dificuldades. Assim, pode-se afirmar que a utilização da Inteligência Artificial com objetivos educacionais representa um ótimo instrumento para a construção do conhecimento de modo que pode acompanhar e traçar objetivos e estratégias para o ensino-aprendizagem. Por isso este trabalho que foi efetuado com pesquisa qualitativa por meio de material bibliográfico e embasado nos teóricos Bittar (2010), Valdati (2020), Yang (2012), Kerckhove (2003) e Ozyurt (2013), tem como objetivo enfatizar a importância do uso da IA no ensino a distância.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Cristiane Tonetto Escobar, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais, Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Planejamento Pedagógico, Gestão Escolar, Projetos e Práticas Educativas e Fundamentos e Organização Curricular. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT. 

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e em Artes Visuais pela UFG - Universidade Federal de Goiás; Pós graduada em Educação Interdisciplinar, mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Beck, V. A. D. ., Escobar, C. T. ., Machado, J. C. ., Ferreira, M. B. de S. ., & Narciso, R. . (2023). O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO A DISTÂNCIA. Revista Amor Mundi, 4(5), 97–100. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.239