TAXONOMIA DE BLOOM E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos
  • João Elias Ferreira da Costa Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto
  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.238

Resumo

Com a Taxonomia de Bloom compreendeu-se a importância da criação de um sistema de classificação de objetivos nas avaliações. Pensar o ensino-aprendizagem por habilidades é entender que o alunato precisa realizar com êxito as resoluções de problemas, sejam eles simples ou complexos e em todas as áreas sociais. Assim, pode-se afirmar que a utilização da taxonomia nos objetivos educacionais e em avaliações, representa um ótimo instrumento para o desenvolvimento de avaliações com foco na aprendizagem significativa e formação integral, proporcionando, além da criação de situações problemas para os alunos, informações para trabalhar de forma formativa, de modo que o professor possa acompanhar e traçar objetivos e estratégias para o ensino-aprendizagem. Este trabalho foi efetuado com uma pesquisa qualitativa por meio de material bibliográfico e embasado nos teóricos Bloom et al (1979), Morris (1997), Luckesi (2011), Ferraz e Belhot (2010), Moran (2009) e Lessing (1999) e tem como objetivo enfatizar a importância e a contribuição da Taxonomia de Bloom e aprendizagem colaborativa no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

 

João Elias Ferreira da Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel em Ciência Política pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Ética e Política pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduando em Educação Física. Graduando em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí /UESPI (2007). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2010). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT (2013) e em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR-2019 e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Graduando em Engenharia de Produção. Graduando em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Atualmente é professora de Educação Profissional e Tecnológica. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Beck, V. A. D. ., Costa, J. E. F. da ., Meroto, M. B. das N. ., Oliveira, R. M. de ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). TAXONOMIA DE BLOOM E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Revista Amor Mundi, 4(5), 91–95. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.238