OS DESAFIOS DA REALIZAÇÃO DE AULAS ON-LINE E A PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS COMO RECURSO DE AULA REMOTA

Autores

  • Alexandre Paiva Gaspar Must University, Estados Unidos
  • Amneris Ribeiro Caciatori Must University, Estados Unidos
  • Marcio da Veiga Cabral Must University, Estados Unidos
  • Renata Fermino Ferrari Must University, Estados Unidos
  • Vera Cristina Souza Teracin Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.235

Resumo

A pandemia Covid-19 que assolou o mundo, obrigou o professor a se (re) inventar e adotar uma postura inovadora para ministrar aulas no ambiente virtual e superar os inúmeros desafios impostos por essa nova realidade. Para refletir sobre o tema, o presente paper, realizado a partir de revisão bibliográfica, pretende apresentar os desafios, as tecnologias e ferramentas utilizadas pelos docentes durante o preparo das aulas remotas, assim como apresentar a plataforma microsoft teams como ambiente virtual de aula utilizada por docentes do Centro Paula Souza. A partir das reflexões realizadas, conclui-se que os professores tiveram de se (re) inventar para poder fazer frente aos desafios impostos pela situação vivida durante a pandemia da Covid-19, ficando evidente a capacidade de superação e resiliência destes profissionais, e que tiveram a tecnologia e as diversas plataformas e softwares disponíveis, como recursos que se mostraram importantes aliados durante o preparo e a realização das aulas remotas. Conclui-se, também, que a integração de todas elas puderam promover a reflexão e a mudança de postura docente, que pôde então perceber que o ensino híbrido veio para ficar, e é um caminho que não tem mais volta. Concluiu-se, ainda, que a plataforma microsoft teams, utilizada pelos docentes do Centro Paula Souza, foi de extrema importância durante as aulas remotas, pois suas ferramentas e funcionalidades puderam proporcionar a interação docente/discente, assim como integrar as diversas tecnologias, softwares e recursos disponíveis, proporcionando uma experiência significativa e funcional neste novo jeito de ensinar e aprender.

Biografia do Autor

Alexandre Paiva Gaspar, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação - Must University; Especialização em Banco de Dados - Centro Universitário Claretiano; Especialização em Formação de Orientadores de Aprendizagem para EaD – PUC; Graduado em Ciência da Computação - UNI PINHAL; Licenciatura em Informática pela FATEC, Licenciatura em Matemática e graduado em Pedagogia.

Amneris Ribeiro Caciatori, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University; Graduada em Fisioterapia - Universidade Cruzeiro do Sul; Licenciada em Fisioterapia - Fatec São Paulo; Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.

Marcio da Veiga Cabral, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University; Graduado em Administração de Empresas e Pedagogia; Licenciado em Pedagogia e Matemática; Especialização em Psicopedagogia.

Renata Fermino Ferrari, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University; Graduada em Sistema de Informação - Mackenzie; Licenciada em Pedagogia - Faculdade Associada Brasil; Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - HSM Escola Superior de Administração.

Vera Cristina Souza Teracin, Must University, Estados Unidos

Graduada em Direito - UFPa; Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas - UNAMA; Licenciatura Plena - CEETEPS; Especialista em Direito Civil e Processual Civil - FGV; Especialista em Neuroaprendizagem: Neurociência aplicada a Educação - FATECE.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Gaspar, A. P. ., Caciatori, A. R. ., Cabral, M. da V. ., Ferrari, R. F. ., & Teracin, V. C. S. . (2023). OS DESAFIOS DA REALIZAÇÃO DE AULAS ON-LINE E A PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS COMO RECURSO DE AULA REMOTA. Revista Amor Mundi, 4(5), 83–89. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.235