OS DESAFIOS DA REALIZAÇÃO DE AULAS ON-LINE E A PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS COMO RECURSO DE AULA REMOTA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.235Resumo
A pandemia Covid-19 que assolou o mundo, obrigou o professor a se (re) inventar e adotar uma postura inovadora para ministrar aulas no ambiente virtual e superar os inúmeros desafios impostos por essa nova realidade. Para refletir sobre o tema, o presente paper, realizado a partir de revisão bibliográfica, pretende apresentar os desafios, as tecnologias e ferramentas utilizadas pelos docentes durante o preparo das aulas remotas, assim como apresentar a plataforma microsoft teams como ambiente virtual de aula utilizada por docentes do Centro Paula Souza. A partir das reflexões realizadas, conclui-se que os professores tiveram de se (re) inventar para poder fazer frente aos desafios impostos pela situação vivida durante a pandemia da Covid-19, ficando evidente a capacidade de superação e resiliência destes profissionais, e que tiveram a tecnologia e as diversas plataformas e softwares disponíveis, como recursos que se mostraram importantes aliados durante o preparo e a realização das aulas remotas. Conclui-se, também, que a integração de todas elas puderam promover a reflexão e a mudança de postura docente, que pôde então perceber que o ensino híbrido veio para ficar, e é um caminho que não tem mais volta. Concluiu-se, ainda, que a plataforma microsoft teams, utilizada pelos docentes do Centro Paula Souza, foi de extrema importância durante as aulas remotas, pois suas ferramentas e funcionalidades puderam proporcionar a interação docente/discente, assim como integrar as diversas tecnologias, softwares e recursos disponíveis, proporcionando uma experiência significativa e funcional neste novo jeito de ensinar e aprender.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandre Paiva Gaspar, Amneris Ribeiro Caciatori, Marcio da Veiga Cabral, Renata Fermino Ferrari, Vera Cristina Souza Teracin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.