OS DESAFIOS DA REALIZAÇÃO DE AULAS ON-LINE E A PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS COMO RECURSO DE AULA REMOTA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.235Resumo
A pandemia Covid-19 que assolou o mundo, obrigou o professor a se (re) inventar e adotar uma postura inovadora para ministrar aulas no ambiente virtual e superar os inúmeros desafios impostos por essa nova realidade. Para refletir sobre o tema, o presente paper, realizado a partir de revisão bibliográfica, pretende apresentar os desafios, as tecnologias e ferramentas utilizadas pelos docentes durante o preparo das aulas remotas, assim como apresentar a plataforma microsoft teams como ambiente virtual de aula utilizada por docentes do Centro Paula Souza. A partir das reflexões realizadas, conclui-se que os professores tiveram de se (re) inventar para poder fazer frente aos desafios impostos pela situação vivida durante a pandemia da Covid-19, ficando evidente a capacidade de superação e resiliência destes profissionais, e que tiveram a tecnologia e as diversas plataformas e softwares disponíveis, como recursos que se mostraram importantes aliados durante o preparo e a realização das aulas remotas. Conclui-se, também, que a integração de todas elas puderam promover a reflexão e a mudança de postura docente, que pôde então perceber que o ensino híbrido veio para ficar, e é um caminho que não tem mais volta. Concluiu-se, ainda, que a plataforma microsoft teams, utilizada pelos docentes do Centro Paula Souza, foi de extrema importância durante as aulas remotas, pois suas ferramentas e funcionalidades puderam proporcionar a interação docente/discente, assim como integrar as diversas tecnologias, softwares e recursos disponíveis, proporcionando uma experiência significativa e funcional neste novo jeito de ensinar e aprender.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandre Paiva Gaspar, Amneris Ribeiro Caciatori, Marcio da Veiga Cabral, Renata Fermino Ferrari, Vera Cristina Souza Teracin
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.