INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E A TAXONOMIA DE BLOOM
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.234Resumo
Estudos, pesquisas, teorias e práticas quanto ao planejamento, desenvolvimento e avaliação referentes ao processo de ensino que fomentam aprendizagens significativas e relevantes vêm sendo desenvolvidas ao longo do tempo. No que tange às metodologias e estratégias, o trabalho em grupo tem destaque nessa trajetória e vem garantindo espaço nas discussões do meio acadêmico e no aprimoramento das práticas, tanto do ensino superior quanto da educação básica. Quanto aos instrumentos de apoio ao planejamento didático-pedagógico, definição de objetivos e avaliação, a Taxonomia de Bloom auxilia na identificação e na declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo, visando facilitar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho em grupo e dividido em partes, de forma que cada integrante poderia contribuir, ganha integralidade e possibilita que todos participem do processo, tendo visão e compreensão do todo. Na atualidade, a Aprendizagem Colaborativa conecta os pares num processo conjunto e contínuo de autonomia nas tomadas de decisões, resolução de situações-problemas, mediação de conflitos e compartilhamento de buscas e saberes. Nesse sentido, tanto a pesquisa bibliográfica quanto a prática proposta neste trabalho tem como objetivo discutir a integração da aprendizagem colaborativa com a taxonomia de Bloom, numa proposta que incorpora a implementação das tecnologias digitais com práticas colaborativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcia Elisa Andrade, Ana Maria Lemes Coelho, Heloisa Ferreira da Silva, Lucinéia Ayres Coutinho da Silva, Roberto Gleydson da Silva Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.