INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E A TAXONOMIA DE BLOOM

Autores

  • Márcia Elisa Andrade Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Heloisa Ferreira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Lucinéia Ayres Coutinho da Silva Must University, Estados Unidos
  • Roberto Gleydson da Silva Rodrigues Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.234

Resumo

Estudos, pesquisas, teorias e práticas quanto ao planejamento, desenvolvimento e avaliação referentes ao processo de ensino que fomentam aprendizagens significativas e relevantes vêm sendo desenvolvidas ao longo do tempo. No que tange às metodologias e estratégias, o trabalho em grupo tem destaque nessa trajetória e vem garantindo espaço nas discussões do meio acadêmico e no aprimoramento das práticas, tanto do ensino superior quanto da educação básica. Quanto aos instrumentos de apoio ao planejamento didático-pedagógico, definição de objetivos e avaliação, a Taxonomia de Bloom auxilia na identificação e na declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo, visando facilitar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho em grupo e dividido em partes, de forma que cada integrante poderia contribuir, ganha integralidade e possibilita que todos participem do processo, tendo visão e compreensão do todo. Na atualidade, a Aprendizagem Colaborativa conecta os pares num processo conjunto e contínuo de autonomia nas tomadas de decisões, resolução de situações-problemas, mediação de conflitos e compartilhamento de buscas e saberes. Nesse sentido, tanto a pesquisa bibliográfica quanto a prática proposta neste trabalho tem como objetivo discutir a integração da aprendizagem colaborativa com a taxonomia de Bloom, numa proposta que incorpora a implementação das tecnologias digitais com práticas colaborativas.

Biografia do Autor

Márcia Elisa Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada no curso de Licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns-Go, Pós-graduada em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio de Janeiro, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia - PUC-Goiás. Pós-graduada em Informática Educativa - PUC-Goiás. Pós-graduada em Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial-FGV. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino - Universo. Pós-graduada em Educação Especial na Perspectiva do AEE – ICG. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Transtorno Espectro do Autismo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Heloisa Ferreira da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC Goiás. Especialização em Planejamento Educacional e Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - Universo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Lucinéia Ayres Coutinho da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade DOCTUM de Serra; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Iguaçu (UNIG), Pós-graduada em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais e na EJA pelo Instituto Superior de Educação e Cultura “Ulysses Boyd” (ISECUB), Pós-graduada em Libras - Língua Brasileira de Sinais pelo Centro Universitário de Araras (UNAR), Graduanda em Letras-Inglês pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University. 

Roberto Gleydson da Silva Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Graduado no curso de Licenciatura plena em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, Uece; Pós-graduado em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Pós-graduado em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, Universo.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Andrade, M. E. ., Coelho, A. M. L. ., Silva, H. F. da ., Silva, L. A. C. da ., & Rodrigues, R. G. da S. . (2023). INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E A TAXONOMIA DE BLOOM. Revista Amor Mundi, 4(5), 77–82. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.234