MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Monique Bolonha das Neves Meroto Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Daniela Dieterich Must University, Estados Unidos
  • Klener Batista Must University, Estados Unidos
  • Renata Camargo Costa Alves Must University, Estados Unidos
  • Tamara Trentin Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.233

Resumo

A ferramenta SWOT é excelente e com possibilidade de ampliar o autoconhecimento de uma empresa, analisando os fatores internos e externos, possíveis de comprometer o negócio. Torna-se possível com a aplicação dessa ferramenta, descobrir pontos positivos e negativos, as possibilidades de avanços ou estagnação de instituições e a partir daí, traçar estratégias para agir ou se ajustar. O objetivo deste trabalho é analisar a Matriz SWOT como uma ferramenta estratégica possível de potencializar a qualidade educacional e por esse motivo, é válido ressaltar a grande importância que possui para as instituições escolares. A discussão se inicia pelas categorias iniciais do problema, perpassando a discussão de suas ideias centrais. A técnica de revisão da literatura permitiu uma releitura de suas ideias e a organização de um material capaz de mostrar a importância da ferramenta e sua utilização em meio aos agentes envolvidos. A conclusão do trabalho demonstra que os objetivos foram alcançados nesta pesquisa indicando soluções e sugerindo melhoramentos adequados. Foram apresentados as fraquezas, pontos fortes, ameaças e oportunidades da ferramenta Matriz SWOT na prática educacional. Espera-se com este trabalho que as instituições escolares compreendam a importância de tal ferramenta e que a utilizem para a melhoraria de seus resultados e objetivos na busca de ofertar cada vez mais um ensino de qualidade.

Biografia do Autor

Monique Bolonha das Neves Meroto, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida.

Daniela Dieterich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Matemática pela UNEMAT e Tecnologia pela Unicesumar. Especialização em Gestão Democrática pela UFMT e Didática do Ensino Superior pela UNIC e Pós-graduada em Constelação Familiar pelo Centro de Mediadores. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Klener Batista, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela FIMES- Fundação Integrada Municipal de Mineiros. Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade APOGEU. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Renata Camargo Costa Alves, Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2004); Pós-graduação em: pelo Centro Universitário de Maringá-UNICESUMAR (2019). Especialização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Tamara Trentin, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em História. Especialização em Docência do Ensino Superior. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Meroto, M. B. das N. ., Dieterich, D. ., Batista, K. ., Alves, R. C. C. ., & Trentin, T. . (2023). MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA EDUCACIONAL. Revista Amor Mundi, 4(5), 71–76. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.233