A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADA NA EVOLUÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA

RELEVÂNCIA DO EMPREGO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Fabrício Cardoso da Silva Must University, Estados Unidos
  • Liliane Inácia da Silva Must University, Estados Unidos
  • Fabrísia Maria da Silva Carvalho Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.232

Resumo

A inteligência artificial - IA representa um avanço na área da robótica e automação, devido às suas versatilidade e aplicabilidade. Porém, a inteligência artificial substituirá o ser humano ou criará novos campos de trabalho dentro da educação a distância? A presente pesquisa tem como objetivo geral mostrar as razões que levam a IA a alavancar o processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Neste sentido, passa a ocupar papel de destaque, uma vez que as construções das plataformas digitais buscam um ambiente virtual mais humanizado na promoção da aprendizagem. E, para o alcance de tal objetivo se faz necessário os objetivos específicos que procuram esclarecer a função da IA na aprendizagem a distância; discorrer a respeito das vantagens e desvantagens da aplicação da IA na modalidade de ensino a distância; entender a funcionalidade e desafios da inteligência artificial. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica, por meio de uma abordagem qualitativa, a partir de autores que abordam a inteligência artificial no processo de aprendizagem. Para tanto, vale-se de uma abordagem sobre a inteligência artificial, por fim, uma aplicação prática da IA no ensino a distância. Na sociedade atual é essencial praticidade, rapidez, abrangência e a profundidade das mudanças que nela ocorrem. Assim, no transcorrer do trabalho foi apresentado razões importantes que explicam a relevância que a inteligência artificial integrada na evolução do ensino a distância possui hoje e, para as próximas gerações.

Biografia do Autor

Fabrício Cardoso da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Licenciatura Plena - Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Especializado em Estudos Linguísticos e o Ensino de Português pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Liliane Inácia da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Montes Belos e especialização em Docência: Interdisciplinaridades e Demandas Contemporâneas-UEG. Graduada em Letras (Port./Inglês) pela UEG; Pedagogia pela FAESPE.

Fabrísia Maria da Silva Carvalho, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especializada em Estudos Linguísticos e Ensino de Português e Ensino de Literatura pela Universidade Estadual de Goiás-UEG. Graduada em Licenciatura Plena - Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás-UEG e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Silva, F. C. da ., Silva, L. I. da ., & Carvalho, F. M. da S. . (2023). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADA NA EVOLUÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: RELEVÂNCIA DO EMPREGO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL . Revista Amor Mundi, 4(5), 63–70. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.232