DESAFIOS E HABILIDADES DO PROFESSOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.231Resumo
O objetivo do presente artigo é evidenciar os desafios do professor e as habilidades necessárias na implementação de uma metodologia ativa na aprendizagem baseada em Projetos (Project Based Learning – ABProj). Este paper foi estruturado com introdução, desenvolvido em capítulos e conclusão. A pesquisa, teórica-bibliográfica, discorre embasada nos filósofos William Kilpatrick e John Dewey, nos Estados Unidos, nos séculos XIX e XX. Ambos defendiam a necessidade de mudanças no âmbito escolar, pautadas na democracia, experimentação e renovação das relações moral e social. O legado histórico de John Dewey, relacionado na educação progressista, prima pelas ações motivacionais no campo educacional. Em tal sentido, há que se ressaltar a importância da estrutura organizacional da equipe gestora, do corpo docente em parceria com a família e a comunidade. Abordamos a questão sócio emocional e sua relevância no cenário educacional nas fases dos Projetos (Project Based Learning – ABProj). Fizemos uma análise dos desafios no cenário educação e das habilidades que o professor deve desenvolver para implementar, de fato, as metodologias ativas na escola. Dialogamos, também, com diversos autores de renome no cenário acadêmico: Moran (2013); Behrens (2013); Freire (2005); Buesa (2023).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Helena Maria Ribeiro, Filomena Alves Pereira, Jéssica Marinho Medeiros, Maria Rita Fialho Almeida, Rosimar Rodrigues Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.