DESAFIOS E HABILIDADES DO PROFESSOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS

Autores

  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Jéssica Marinho Medeiros Must University, Estados Unidos
  • Maria Rita Fialho Almeida Must University, Estados Unidos
  • Rosimar Rodrigues Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.231

Resumo

O objetivo do presente artigo é evidenciar os desafios do professor e as habilidades necessárias na implementação de uma metodologia ativa na aprendizagem baseada em Projetos (Project Based Learning – ABProj). Este paper foi estruturado com introdução, desenvolvido em capítulos e conclusão. A pesquisa, teórica-bibliográfica, discorre embasada nos filósofos William Kilpatrick e John Dewey, nos Estados Unidos, nos séculos XIX e XX. Ambos defendiam a necessidade de mudanças no âmbito escolar, pautadas na democracia, experimentação e renovação das relações moral e social. O legado histórico de John Dewey, relacionado na educação progressista, prima pelas ações motivacionais no campo educacional. Em tal sentido, há que se ressaltar a importância da estrutura organizacional da equipe gestora, do corpo docente em parceria com a família e a comunidade. Abordamos a questão sócio emocional e sua relevância no cenário educacional nas fases dos Projetos (Project Based Learning – ABProj). Fizemos uma análise dos desafios no cenário educação e das habilidades que o professor deve desenvolver para implementar, de fato, as metodologias ativas na escola. Dialogamos, também, com diversos autores de renome no cenário acadêmico: Moran (2013); Behrens (2013); Freire (2005); Buesa (2023).

Biografia do Autor

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela (UFU), Especialização em Docência na Educação Infantil (UFU). Atendimento Educacional Especializado pela (UCAM). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialistas em Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida). 

Jéssica Marinho Medeiros, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Tiradentes. Especialização em Neuroeducação e MBA em Gestão Escolar pela Faculdade Descomplica. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Maria Rita Fialho Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (UNIVICOSA) - União de Ensino Superior de Viçosa. Especialista em Terapia Cognitiva-Comportamental pelo Centro Universitário de Viçosa (UNIVICOSA) União de Ensino Superior de Viçosa. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must Universasity. 

Rosimar Rodrigues Souza, Must University, Estados Unidos

Graduada em Biologia pela Universidade de Cuiabá e Química pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especializada em Proposta Pedagógica para Educação pela Faculdade do Sul de Mato Grosso. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Ribeiro, H. M. ., Pereira, F. A. ., Medeiros, J. M. ., Almeida, M. R. F. ., & Souza, R. R. . (2023). DESAFIOS E HABILIDADES DO PROFESSOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS. Revista Amor Mundi, 4(5), 55–61. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.231