DESAFIOS E HABILIDADES DO PROFESSOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.231Resumo
O objetivo do presente artigo é evidenciar os desafios do professor e as habilidades necessárias na implementação de uma metodologia ativa na aprendizagem baseada em Projetos (Project Based Learning – ABProj). Este paper foi estruturado com introdução, desenvolvido em capítulos e conclusão. A pesquisa, teórica-bibliográfica, discorre embasada nos filósofos William Kilpatrick e John Dewey, nos Estados Unidos, nos séculos XIX e XX. Ambos defendiam a necessidade de mudanças no âmbito escolar, pautadas na democracia, experimentação e renovação das relações moral e social. O legado histórico de John Dewey, relacionado na educação progressista, prima pelas ações motivacionais no campo educacional. Em tal sentido, há que se ressaltar a importância da estrutura organizacional da equipe gestora, do corpo docente em parceria com a família e a comunidade. Abordamos a questão sócio emocional e sua relevância no cenário educacional nas fases dos Projetos (Project Based Learning – ABProj). Fizemos uma análise dos desafios no cenário educação e das habilidades que o professor deve desenvolver para implementar, de fato, as metodologias ativas na escola. Dialogamos, também, com diversos autores de renome no cenário acadêmico: Moran (2013); Behrens (2013); Freire (2005); Buesa (2023).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Helena Maria Ribeiro, Filomena Alves Pereira, Jéssica Marinho Medeiros, Maria Rita Fialho Almeida, Rosimar Rodrigues Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.