O CURRÍCULO BRASILEIRO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

DESAFIOS A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Ana Rodrigues Neves Must University, Estados Unidos
  • Anderson Junior da Silva Cruz Must University, Estados Unidos
  • Elaine Fatima Arseno Must University, Estados Unidos
  • Geli Eliane Esposito Must University, Estados Unidos
  • Geliane Regina Esposito Burin Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.230

Resumo

O currículo é o documento orientador das práticas docentes e de todo o cotidiano escolar. Compreendemos então sua grande importância para a escola pública hoje, visando garantir a aprendizagem dos alunos. Com a publicação da tão esperada Base Nacional Comum Curricular em 2018, novas orientações e diretrizes são estabelecidas para o currículo escolar brasileiro, em consonância com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Diante disso, esse paper tem como objetivo de pesquisa compreender a relação entre a BNCC e o currículo brasileiro hoje, investigando sobre as características, mas também buscando entender potencialidades e desafios que se apresentam ao trabalho do professor. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para cumprir o almejado. Os resultados obtidos após a realização do estudo indicam que as novas, mas não tão novas, perspectivas que a BNCC traz para o currículo escolar têm sido alvo de duras críticas, principalmente com a flexibilização e mudanças que isso acarretou para o Ensino Médio Brasileiro, resultando no conhecido Novo Ensino Médio que, no momento, encontra-se suspenso para que mais debates sejam realizados.

Biografia do Autor

Ana Rodrigues Neves, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Alfabetização e formação de professores. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Anderson Junior da Silva Cruz, Must University, Estados Unidos

Graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado. Especialização Educação Física Escolar. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Elaine Fatima Arseno, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia e Geografia. Especialização em Educação Infantil e Alfabetização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Geli Eliane Esposito, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Alfabetização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Geliane Regina Esposito Burin, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Alfabetização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Neves, A. R. ., Cruz, A. J. da S. ., Arseno, E. F. ., Esposito, G. E. ., & Burin, G. R. E. . (2023). O CURRÍCULO BRASILEIRO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS A PRÁTICA DOCENTE. Revista Amor Mundi, 4(5), 49–53. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.230