O CURRÍCULO BRASILEIRO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DESAFIOS A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.230Resumo
O currículo é o documento orientador das práticas docentes e de todo o cotidiano escolar. Compreendemos então sua grande importância para a escola pública hoje, visando garantir a aprendizagem dos alunos. Com a publicação da tão esperada Base Nacional Comum Curricular em 2018, novas orientações e diretrizes são estabelecidas para o currículo escolar brasileiro, em consonância com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Diante disso, esse paper tem como objetivo de pesquisa compreender a relação entre a BNCC e o currículo brasileiro hoje, investigando sobre as características, mas também buscando entender potencialidades e desafios que se apresentam ao trabalho do professor. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para cumprir o almejado. Os resultados obtidos após a realização do estudo indicam que as novas, mas não tão novas, perspectivas que a BNCC traz para o currículo escolar têm sido alvo de duras críticas, principalmente com a flexibilização e mudanças que isso acarretou para o Ensino Médio Brasileiro, resultando no conhecido Novo Ensino Médio que, no momento, encontra-se suspenso para que mais debates sejam realizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Rodrigues Neves, Anderson Junior da Silva Cruz, Elaine Fatima Arseno, Geli Eliane Esposito, Geliane Regina Esposito Burin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.