GERAÇÃO SCREENAGERS E O FUTURO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.229Resumo
‘Screenagers’ é um termo usado para descrever o ato de preferir ler, interagir com pessoas e com o mundo, utilizando-se de uma tela. A expansão das tecnologias de informação e comunicação (TICs) modificaram a forma como os alunos interagem e aprendem. Dessa forma, o objetivo do presente artigo foi fazer uma reflexão sobre quem são os screenagers, os impactos do uso das tecnologias no desenvolvimento desses indivíduos na educação e os desafios enfrentados por professores e escolas para a implantação das TICs na educação. Foi conduzida uma revisão da literatura publicada nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, utilizando os termos “screenagers”, “educação”, “educação na modernidade” e “novas tecnologias na educação”, no mês de junho e julho de 2023. Os jovens atuais vivem em um mundo misto do real e do virtual e, por isso, apresentam características únicas de comportamento, como o fato de serem multitarefas, gostarem de experiências personalizadas, leituras não lineares, preferirem imagens sobre palavras, além de não terem paciência e gostarem das respostas e informações instantâneas. Nesse sentido, é importante repensar o modelo tradicional de ensino e inserir novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. No entanto, a ausência de equipamentos adequados em quantidade e qualidade nas escolas, além do despreparo dos professores para o uso das tecnologias dificultam essa inserção. Por isso, é necessário que a implantação das TICs seja prevista no currículo escolar e que haja incentivo político e/ou econômico.
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Copyright (c) 2023 Márcio Santana Magalhães, Fábio Feitosa Rodrigues, Flaviani Costa dos Santos Pullen, Lindalva Mendonça de Figueirôa, Silvana Maria Aparecida Viana Santos
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