GERAÇÃO SCREENAGERS E O FUTURO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Márcio Santana Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Fábio Feitosa Rodrigues Must University, Estados Unidos
  • Flaviani Costa dos Santos Pullen Must University, Estados Unidos
  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.229

Resumo

‘Screenagers’ é um termo usado para descrever o ato de preferir ler, interagir com pessoas e com o mundo, utilizando-se de uma tela. A expansão das tecnologias de informação e comunicação (TICs) modificaram a forma como os alunos interagem e aprendem. Dessa forma, o objetivo do presente artigo foi fazer uma reflexão sobre quem são os screenagers, os impactos do uso das tecnologias no desenvolvimento desses indivíduos na educação e os desafios enfrentados por professores e escolas para a implantação das TICs na educação. Foi conduzida uma revisão da literatura publicada nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, utilizando os termos “screenagers”, “educação”, “educação na modernidade” e “novas tecnologias na educação”, no mês de junho e julho de 2023. Os jovens atuais vivem em um mundo misto do real e do virtual e, por isso, apresentam características únicas de comportamento, como o fato de serem multitarefas, gostarem de experiências personalizadas, leituras não lineares, preferirem imagens sobre palavras, além de não terem paciência e gostarem das respostas e informações instantâneas. Nesse sentido, é importante repensar o modelo tradicional de ensino e inserir novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. No entanto, a ausência de equipamentos adequados em quantidade e qualidade nas escolas, além do despreparo dos professores para o uso das tecnologias dificultam essa inserção. Por isso, é necessário que a implantação das TICs seja prevista no currículo escolar e que haja incentivo político e/ou econômico.

Biografia do Autor

Márcio Santana Magalhães, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário. Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Treinamento Funcional, Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica, Gestão Esportiva com Ênfase em Psicomotricidade e Inclusão, Educação Física Adaptada a Inclusão, Educação Infantil Jogos Brinquedos e Recreação, Metodologia em Educação Física e Esporte, em Formação do Profissional em Apoio a Alunos com Autismo. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Fábio Feitosa Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Graduado em pedagogia pela UEVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) e especialistas em gestão e coordenação escolar pela FVJ (Faculdade Vale do Jaguaribe); Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pela Faveni. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Flaviani Costa dos Santos Pullen, Must University, Estados Unidos

e Educação Especial pela Faculdade de Vitória; Graduanda em Artes Visuais pela Faveni. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Graduando em Engenharia de Produção. Graduando em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Magalhães, M. S. ., Rodrigues, F. F. ., Pullen, F. C. dos S. ., Figueirôa, L. M. de ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). GERAÇÃO SCREENAGERS E O FUTURO DA EDUCAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(5), 41–48. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.229