REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E NOVAS TECNOLOGIAS

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA EJA + QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ

Autores

  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros Must University, Estados Unidos
  • Daiana Cristina Parreira Must University, Estados Unidos
  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Janmes Wilker Mendes Costa Must University, Estados Unidos
  • Raimundo Sampaio Sales Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.228

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a implantação do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) + Qualificação Profissional no Estado do Ceará, as modificações no currículo e a integração das novas tecnologias nesta modalidade de ensino. Com esse intuito utilizamos o método de pesquisa bibliográfica com uma abordagem exploratória com a finalidade de analisar como um currículo flexível e antenado com os saberes do público jovem e adulto pode contribuir para desenvolver competências e habilidades que preparem o educando para o século XXI. Para tal, a pesquisa será baseada no estudo dos seguintes autores: Sacristán(2013); Almeida e Silva (2011); Scherer e Brito (2020); Oliveira (2013); entre outros teóricos do assunto. Desta forma, é possível concluir que um currículo deve estar conectado com a cultura e os desenvolvimentos tecnológicos para que possa formar cidadãos aptos a ingressar no mercado de trabalho e exercer a cidadania.

Biografia do Autor

Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Must University, Estados Unidos

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Daiana Cristina Parreira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena. Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa com Habilitação em Educação Inclusiva. Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Domingos Sávio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba (Uniube). Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Janmes Wilker Mendes Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Raimundo Sampaio Sales, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras e Artes pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Barros, A. M. R. ., Parreira, D. C. ., Santos, D. S. dos ., Costa, J. W. M. ., & Sales, R. S. . (2023). REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E NOVAS TECNOLOGIAS: A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA EJA + QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ. Revista Amor Mundi, 4(5), 37–40. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.228