TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO

PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Iracema Rocha Marreiros Must University, Estados Unidos
  • Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Cláudio Gonçalves de Mattos Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.227

Resumo

Este artigo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, a analises de dados se deu através de interpretação à luz de referências que abordem assuntos relevantes com o objetivo de apresentar temáticas que discute a relação entre tecnologia, cidadania e educação, abordando as práticas digitais presentes no ambiente escolar e os riscos relacionados à segurança online. E são apresentados estudos que enfatizam a importância de repensar a educação no contexto das tecnologias digitais. Além disso, são analisadas as práticas digitais existentes nas instituições de ensino e os potenciais riscos associados, bem como medidas para mitigar tais riscos. A cidadania digital é apresentada como uma ferramenta essencial para a promoção de uma participação responsável e segura no ambiente online. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando estudos e pesquisas que abordassem a incorporação das tecnologias baseadas em computador na educação, os riscos relacionados à segurança online e a importância da cidadania digital. As fontes de pesquisa incluíram artigos científicos, livros, relatórios acadêmicos e materiais publicados por organizações renomadas no campo da educação e tecnologia. Esse estudo contribui para a compreensão das implicações das tecnologias digitais na educação e destaca a relevância da cidadania digital como um pilar fundamental para uma participação ética e segura dos estudantes no ambiente online. As práticas digitais nas instituições de ensino devem ser cuidadosamente planejadas e acompanhadas, visando maximizar os benefícios educacionais, ao mesmo tempo em que se mitigam os riscos associados ao uso das tecnologias no contexto escolar.

Biografia do Autor

Iracema Rocha Marreiros, Must University, Estados Unidos

Graduada em licenciatura plena em Pedagogia. Especialização em psicopedagogia clínica e institucional e gestão e supervisão educacional. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. 

Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia Plena. Especialização: Psicopedagogia; Atendimento Educacional Especializado. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Cláudio Gonçalves de Mattos, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática (UNIFACS); Licenciado em História (UNEB); Especialista em Educação Matemática Com Novas Tecnologias. (FTC); Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (FAC); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University - Flórida.

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialistas em Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programos (ISEPRO); Mestrando Em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida).

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Marreiros, I. R. ., Nascimento, C. D. L. do ., Mattos, C. G. de ., Pereira, F. A. ., & Narciso, R. . (2023). TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Amor Mundi, 4(5), 29–35. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.227