TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO
PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.227Resumo
Este artigo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, a analises de dados se deu através de interpretação à luz de referências que abordem assuntos relevantes com o objetivo de apresentar temáticas que discute a relação entre tecnologia, cidadania e educação, abordando as práticas digitais presentes no ambiente escolar e os riscos relacionados à segurança online. E são apresentados estudos que enfatizam a importância de repensar a educação no contexto das tecnologias digitais. Além disso, são analisadas as práticas digitais existentes nas instituições de ensino e os potenciais riscos associados, bem como medidas para mitigar tais riscos. A cidadania digital é apresentada como uma ferramenta essencial para a promoção de uma participação responsável e segura no ambiente online. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando estudos e pesquisas que abordassem a incorporação das tecnologias baseadas em computador na educação, os riscos relacionados à segurança online e a importância da cidadania digital. As fontes de pesquisa incluíram artigos científicos, livros, relatórios acadêmicos e materiais publicados por organizações renomadas no campo da educação e tecnologia. Esse estudo contribui para a compreensão das implicações das tecnologias digitais na educação e destaca a relevância da cidadania digital como um pilar fundamental para uma participação ética e segura dos estudantes no ambiente online. As práticas digitais nas instituições de ensino devem ser cuidadosamente planejadas e acompanhadas, visando maximizar os benefícios educacionais, ao mesmo tempo em que se mitigam os riscos associados ao uso das tecnologias no contexto escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iracema Rocha Marreiros, Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Cláudio Gonçalves de Mattos, Filomena Alves Pereira, Rodi Narciso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.