ANÁLISE DE FERRAMENTAS PARA A VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO

Autores

  • Fernanda Correa Must University, Estados Unidos
  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Márcio Santana Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Renata Fermino Ferrari Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.226

Resumo

As avaliações de desempenho são uma realidade frequente nos sistemas educacionais, não apenas no Brasil como também no mundo. As avaliações acontecem diariamente, isso porque se caracterizam pela necessidade de perceber e poder comprovar dados, nesse caso: o real aprendizado dos alunos do conteúdo lecionado. O objetivo do paper que aqui se apresenta é analisar duas ferramentas de análise de qualidade de ensino: o EVA – Exame de Verificação de Aprendizagem e o Dream Game, ambas foram desenvolvidas com o objetivo de verificar a qualidade do ensino prestado por meio do desempenho dos alunos, buscando expor falhas ou pontos de melhoria em que maiores investimentos podem ser realizados. A metodologia de pesquisa é descritiva e qualitativa e pode ser classificada como uma revisão bibliográfica sobre o tema. Os resultados apontam para a forma como a verificação da qualidade do ensino prestado é fundamental para que esse ensino possa evoluir e acompanhar as necessidades e demandas dos alunos e do sistema como um todo.

Biografia do Autor

Fernanda Correa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Guilherme Guimbala. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais (Faculdade Futura). Especialista em Gestão Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar (Faculdade Unina). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (Flórida-USA). 

Domingos Sávio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba (Uniube) Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras pela AEB - FABEJA (Autarquia Educacional do Belo Jardim). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru), Pós-graduanda em Gestão Escolar pela FAVENI. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Márcio Santana Magalhães, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário. Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Treinamento Funcional, Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica, Gestão Esportiva com Ênfase em Psicomotricidade e Inclusão, Educação Física Adaptada a Inclusão, Educação Infantil Jogos Brinquedos e Recreação, Metodologia em Educação Física e Esporte, em Formação do Profissional em Apoio a Alunos com Autismo. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Renata Fermino Ferrari, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela HSM. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Correa, F. ., Santos, D. S. dos ., Figueirôa, L. M. de ., Magalhães, M. S. ., & Ferrari, R. F. . (2023). ANÁLISE DE FERRAMENTAS PARA A VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO . Revista Amor Mundi, 4(5), 21–28. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.226