PRINCIPAIS USOS DO CICLO PDCA PARA UMA GESTÃO EFICIENTE

Autores

  • Rosangela Miranda Cremonini Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Bertolazzi Must University, Estados Unidos
  • Marcos Vinícius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.224

Resumo

A escola se insere como componente da atual sociedade das organizações, sendo um dos componentes do sistema macrorganizacional, o que sugere a necessidade de uma gestão para se manter sustentável e competitiva. Em suma, é necessário o bom gerenciamento e utilização de ferramentas tangíveis para se ter um bom funcionamento e qualidade em cada processo, e nisso, entra o ciclo PDCA, que contribui satisfatoriamente para a gestão escolar. Assim, neste paper, o objetivo é compreender a utilização do ciclo PDCA como mecanismo para uma gestão eficiente. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, realizada pesquisa com informações a partir de obras já publicadas. Os resultados obtidos manifestam que o ciclo PDCA é uma ferramenta que pode contribuir para a eficácia da gestão escolar, pois provê uma estrutura para a aplicação de métodos de melhoria contínua baseados na teoria do conhecimento gerencial, assim como pode ser utilizado na maioria das diversas realidades e instituições educacionais.

Biografia do Autor

Rosangela Miranda Cremonini, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação do Campo. Especialização em Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

João Carlos Bertolazzi, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências - Faculdade Hebraica Renascença; Graduação em Matemática – Fiar; Pós Graduado: Docência do Ensino Superior – Unimais; Neuropiscopedagogia Clínica e Institucional – Fameesp; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must Univesity.

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDER P. Especialista em Tendências Contemporâneas do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDER P. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí /UESPI (2007); Graduação em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2010); Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT (2013) e em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR-2019 e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Cremonini, R. M. ., Bertolazzi, J. C. ., Silva, M. V. M. da ., Oliveira, R. M. de ., & Narciso, R. . (2023). PRINCIPAIS USOS DO CICLO PDCA PARA UMA GESTÃO EFICIENTE. Revista Amor Mundi, 4(5), 9–13. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.224