APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA E DESIGN INSTRUCIONAL
CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.223Resumo
O momento recente pandêmico por qual o mundo passou reconfigurou várias relações da sociedade. No âmbito educacional, alunos do mundo todo, atendendo ao distanciamento social, tiveram que se distanciar das escolas e faculdades, obrigando governos e instituições a ensejarem novas estruturas e ambientes de aprendizagens virtuais. O presente trabalho objetiva uma reflexão sobre a importância da aprendizagem autodirigida e suas relações com o design instrucional. Metodologicamente, apresentamos um curto referencial teórico, selecionado da literatura disponível, através de pesquisa bibliográfica, objetivando interligar a aprendizagem autodirigida ao design instrucional, bem como refletir sobre a importância dos cursos online enquanto caminhos possíveis para construção de conhecimento. Concluímos que de fato, o uso dessas práticas e propostas são essenciais para a construção do conhecimento, uma vez que o design instrucional fornece mecanismos necessários para ajudar o aluno na aquisição de habilidades durante o processo de aprendizagem, enquanto a aprendizagem autodirigida guia o aluno para uma direção de suficiência neste processo, abordando elementos como responsabilidade individual e auto-organização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ferdinando Sampaio Rios, Allysson Barbosa Fernandes, Fabiana Fagundes Barros Gomes, Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Mayara Talini Pereira Bohrer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.