APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA E DESIGN INSTRUCIONAL

CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM

Autores

  • Ferdinando Sampaio Rios Must University, Estados Unidos
  • Allysson Barbosa Fernandes Must University, Estados Unidos
  • Fabiana Fagundes Barros Gomes Must University, Estados Unidos
  • Marcos Vinícius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • Mayara Talini Pereira Bohrer Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.223

Resumo

O momento recente pandêmico por qual o mundo passou reconfigurou várias relações da sociedade. No âmbito educacional, alunos do mundo todo, atendendo ao distanciamento social, tiveram que se distanciar das escolas e faculdades, obrigando governos e instituições a ensejarem novas estruturas e ambientes de aprendizagens virtuais. O presente trabalho objetiva uma reflexão sobre a importância da aprendizagem autodirigida e suas relações com o design instrucional. Metodologicamente, apresentamos um curto referencial teórico, selecionado da literatura disponível, através de pesquisa bibliográfica, objetivando interligar a aprendizagem autodirigida ao design instrucional, bem como refletir sobre a importância dos cursos online enquanto caminhos possíveis para construção de conhecimento. Concluímos que de fato, o uso dessas práticas e propostas são essenciais para a construção do conhecimento, uma vez que o design instrucional fornece mecanismos necessários para ajudar o aluno na aquisição de habilidades durante o processo de aprendizagem, enquanto a aprendizagem autodirigida guia o aluno para uma direção de suficiência neste processo, abordando elementos como responsabilidade individual e auto-organização.

Biografia do Autor

Ferdinando Sampaio Rios, Must University, Estados Unidos

Licenciatura plena em Educação Física pela UFC, com pós-graduação em gestão escolar integrada e práticas pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes, e Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Allysson Barbosa Fernandes, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração e graduando em Pedagogia pela UniAteneu. Especialista em Docência do Ensino Superior; Pós-graduando em Tecnologias Educacionais pelo IFCE; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fabiana Fagundes Barros Gomes, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Biologia pela UEG. Especialista em Química Quantitativa pelo Instituto Prominas e Pós-graduada em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Direção Escolar pela Unopar. Cursando Principles of Biochemistry pela Harvard University. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDER P. Especialista em Tendências Contemporâneas do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDER P. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Mayara Talini Pereira Bohrer, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela UNIVALI. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Facel Faculdades. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Rios, F. S. ., Fernandes, A. B. ., Gomes, F. F. B. ., Silva, M. V. M. da ., & Bohrer, M. T. P. . (2023). APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA E DESIGN INSTRUCIONAL: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 4(5), 3–8. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.223