OS BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DO GOOGLE CLASSROOM COMO FER-RAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE PROFESSOR-ALUNO

Autores

  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Fábio Feitosa Rodrigues Must University, Estados Unidos
  • Flaviani Costa dos Santos Pullen Must University, Estados Unidos
  • Márcio Santana Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.206

Resumo

O uso de metodologias ativas proporciona ao estudante a oportunidade de tornar-se a parte mais importante do seu processo de ensino/aprendizagem e, ao professor, a possibilidade de diversificar suas aulas tornando seu trabalho mais satisfatório e mais completo, neste con-texto, o uso da plataforma Google Classroom se apresenta como uma dessas metodologias ativas para melhorar a interação entre professor-aluno, um ambiente de ensino que combina momentos e práticas presenciais e virtuais. O presente artigo objetivou-se refletir acerca das tecnologias e no uso das metodologias ativas aplicadas no ensino atual, na perspectiva de unir estratégias presenciais e virtuais, visando a oferta de um ensino mais completo e atrati-vo. Os princípios metodológicos utilizados correspondem à organização e análise dos dados a partir de uma análise sistemática da literatura, com critérios de inclusão-exclusão, tais co-mo, trabalhos publicados com até 10 anos e no idioma português, ou, publicações que aten-dessem aos objetivos do artigo e que fizessem parte de revistas com relevância científica. Os resultados mostram as vantagens no uso da plataforma, a melhoria da comunicação e intera-ção entre professor- aluno, bem como, os desafios associados à falta de alguns recursos es-pecíficos para construir ambientes virtuais que permitam os discentes a discutirem temas.

Biografia do Autor

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fábio Feitosa Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Graduado em pedagogia pela UEVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) e especialistas em gestão e coordenação escolar pela FVJ (Faculdade Vale do Jaguaribe); Pós Graduando em Docência do Ensino Superior pela Faveni. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Flaviani Costa dos Santos Pullen, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra (MULTIVIX); Especialista em Gestão Educacional Integrada e Educação Especial pela Faculdade de Vitória; Graduanda em Artes Visuais pela Faveni. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Márcio Santana Magalhães, Must University, Estados Unidos

Graduado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Bacharel em Educação Física pelo Claretiano - Centro Universitário. Pós Graduação em Treinamento Funcional (2015); Pós Graduação em Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica (2017); Pós Graduação em Gestão Esportiva Ênfase em Psicomotricidade e Inclusão (2017); Pós-Graduação em Educação Física adaptada a inclusão (2023). Pós Graduação em Educação Infantil, jogos, brinquedos e recreação (2023); Pós Graduação em Metodologia em Educação Física e esporte (2023). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must Uni.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Administração pela Faculdade São Geraldo em 2015; Licenciatura em Matemática pela Uniube Universidade Uberaba em 2022. Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" em 2022; Graduando em Engenharia de Produção, pela Uniube Universidade Uberaba. Graduando em Letras pelo IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educa-ção, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes em 2023; Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela UNAR Centro Universitário de Araras Dr Edmundo Ulson em 2022;Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física , pela UNAR Centro Universitário de Araras Dr Edmundo Ulson em 2022; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pelo CESV Centro de Ensino Superior de Vitória em 2017; Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pelo CESV Centro de Ensino Superior de Vitória em 2017; Especialização em Educação de Jovens e Adultos, pela FV Faculdade de Vitó-ria em 2017; Especialização em Artes na Educação , pela FV Faculdade de Vitória em 2017. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Figueirôa, L. M. de ., Rodrigues, F. F. ., Pullen, F. C. dos S. ., Magalhães, M. S. ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). OS BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DO GOOGLE CLASSROOM COMO FER-RAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE PROFESSOR-ALUNO. Revista Amor Mundi, 4(3), 65–71. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.206

Edição

Seção

Artigos