OS BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DO GOOGLE CLASSROOM COMO FER-RAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE PROFESSOR-ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.206Resumo
O uso de metodologias ativas proporciona ao estudante a oportunidade de tornar-se a parte mais importante do seu processo de ensino/aprendizagem e, ao professor, a possibilidade de diversificar suas aulas tornando seu trabalho mais satisfatório e mais completo, neste con-texto, o uso da plataforma Google Classroom se apresenta como uma dessas metodologias ativas para melhorar a interação entre professor-aluno, um ambiente de ensino que combina momentos e práticas presenciais e virtuais. O presente artigo objetivou-se refletir acerca das tecnologias e no uso das metodologias ativas aplicadas no ensino atual, na perspectiva de unir estratégias presenciais e virtuais, visando a oferta de um ensino mais completo e atrati-vo. Os princípios metodológicos utilizados correspondem à organização e análise dos dados a partir de uma análise sistemática da literatura, com critérios de inclusão-exclusão, tais co-mo, trabalhos publicados com até 10 anos e no idioma português, ou, publicações que aten-dessem aos objetivos do artigo e que fizessem parte de revistas com relevância científica. Os resultados mostram as vantagens no uso da plataforma, a melhoria da comunicação e intera-ção entre professor- aluno, bem como, os desafios associados à falta de alguns recursos es-pecíficos para construir ambientes virtuais que permitam os discentes a discutirem temas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lindalva Mendonça de Figueirôa, Fábio Feitosa Rodrigues, Flaviani Costa dos Santos Pullen, Márcio Santana Magalhães, Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.