SCREENAGERS: A NOVA GERAÇÃO DIGITAL E O FUTURO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Fernanda Correa Must University, Estados Unidos
  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Márcio Santana Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Renata Fermino Ferrari Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.205

Resumo

Este paper aborda a geração digital, também conhecida como "screenagers", e seu impacto no futuro da educação. Analisando os desafios e as oportunidades dessa geração, foram explorados os caminhos escolares, a relação com o universo educacional e os desafios espe-cíficos para professores e escolas. Com base em referências bibliográficas, destacou-se a importância da adaptação dos educadores às necessidades dos nativos digitais, consideran-do a constante evolução tecnológica. Os desafios incluem a atualização das habilidades di-gitais dos educadores e o equilíbrio entre o uso da tecnologia e a concentração dos alunos. Por outro lado, as oportunidades envolvem o enriquecimento da aprendizagem por meio de recursos digitais, a promoção de habilidades do século XXI e a criação de ambientes cola-borativos. Para enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades, é necessário investir em formação continuada e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras. Ao adaptar-se à geração digital, a educação pode preparar os alunos para os desafios futuros e construir um ambiente educacional mais relevante e engajador.

Biografia do Autor

Domingos Sávio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Gestão Escolar pela (UFV). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Fernanda Correa, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Guilherme Guimbala, Especialista em Educação infantil e Séries Iniciais (Faculdade Dom Alberto), Especialista em Gestão Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar (Faculdade Unina), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras pela AEB - FABEJA (Autarquia Educacional do Bejo Jardim). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru). Mestrando e. Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST UNIVERSITY.

Márcio Santana Magalhães, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário. Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Pós Graduação em Treinamento Funcional (2015). Pós Graduação em Supervisão escolar e Coordenação Pedagógica (2017). Pós Graduação em Gestão Esportiva Ênfase em Psicomotricidade e Inclusão (2017). Pós-graduação Educação física adaptada a inclusão (2023). Pós Graduação em Educação infantil, jogos, brinquedos e recreação (2023). Pós Graduação em Metodologia em Educação física e esporte (2023). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Renata Fermino Ferrari, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil. Licenciada em Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio - Área Profissional Informática pela Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela HSM Escola Superior de Administração. Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar pelo MEC (Ministério da Educação) Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Santos, D. S. dos ., Correa, F. ., Figueirôa, L. M. de ., Magalhães, M. S. ., & Ferrari, R. F. . (2023). SCREENAGERS: A NOVA GERAÇÃO DIGITAL E O FUTURO DA EDUCAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(3), 57–63. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.205

Edição

Seção

Artigos