APLICABILIDADE TECNOLÓGICA: COMO SEU APRIMORAMENTO POTENCIALIZA AS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS
COMO SEU APRIMORAMENTO POTENCIALIZA AS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.203Resumo
Viver é sem dúvida uma grande jornada, assim resumo as experiencia vividas na educação no decorrer de 23 anos de docência. Quem diria, participar de um momento histórico de globalização tecnológica, onde máquinas pensantes, imitam a capacidade humana de raciocinar, ou seja, a inteligência. Que pensam por meio dos algoritmos, centrados nos exemplos e repetições, ligados a comandos para executar tarefas. Atualmente encontra se super jogos, robôs, dispositivos para reconhecimento de escrita e voz, dentre muitos, a amadinha Alexia – uma assistente virtual que é capaz de interagir a partir do comando de voz. Todo esse avanço, resulta do uso de tecnologia, decorrente das pesquisas em Inteligência artificial, incluindo na EAD. Não só a IA pode ‘dialogar’ com o humano, como o humano ‘dialoga’ com a IA constantemente, a fim de que os programas desenvolvidos sejam favoráveis ao desenvolvimento humano. Assim a convivência entre pessoas e máquinas a cada dia tem se tornado mais harmoniosa, uma tendência que veio para somar, não para substituir. Com a inteligência artificial, ganha-se tempo para desenvolver outras habilidades e aprimorar o conhecimento. A presente pesquisa bibliográfica pretende refletir sobre a inteligência artificial, enfatizado suas vantagens, desvantagens e desafios, como também investigar os impactos na educação e do uso de plataformas adaptativas, em linha reflexiva sobre o assunto, explicitando com um pouco mais de detalhes mais à frente neste trabalho o uso da plataforma adaptativa chamada Khan Academy, contribuindo assim, para o aumento significativo cognitivo e aperfeiçoamento profissional no exercício da docência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renata Camargo Costa Alves, Daniela Dieterich, Klener Batista, Monique Bolonha das Neves Meroto, Tamara Trentin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.