APLICABILIDADE TECNOLÓGICA: COMO SEU APRIMORAMENTO POTENCIALIZA AS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS

COMO SEU APRIMORAMENTO POTENCIALIZA AS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Renata Camargo Costa Alves Must University, Estados Unidos
  • Daniela Dieterich Must University, Estados Unidos
  • Klener Batista Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Tamara Trentin Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.203

Resumo

Viver é sem dúvida uma grande jornada, assim resumo as experiencia vividas na educação no decorrer de 23 anos de docência. Quem diria, participar de um momento histórico de globalização tecnológica, onde máquinas pensantes, imitam a capacidade humana de raciocinar, ou seja, a inteligência. Que pensam por meio dos algoritmos, centrados nos exemplos e repetições, ligados a comandos para executar tarefas. Atualmente encontra se super jogos, robôs, dispositivos para reconhecimento de escrita e voz, dentre muitos, a amadinha Alexia – uma assistente virtual que é capaz de interagir a partir do comando de voz. Todo esse avanço, resulta do uso de tecnologia, decorrente das pesquisas em Inteligência artificial, incluindo na EAD. Não só a IA pode ‘dialogar’ com o humano, como o humano ‘dialoga’ com a IA constantemente, a fim de que os programas desenvolvidos sejam favoráveis ao desenvolvimento humano. Assim a convivência entre pessoas e máquinas a cada dia tem se tornado mais harmoniosa, uma tendência que veio para somar, não para substituir. Com a inteligência artificial, ganha-se tempo para desenvolver outras habilidades e aprimorar o conhecimento. A presente pesquisa bibliográfica pretende refletir sobre a inteligência artificial, enfatizado suas vantagens, desvantagens e desafios, como também investigar os impactos na educação e do uso de plataformas adaptativas, em linha reflexiva sobre o assunto, explicitando com um pouco mais de detalhes mais à frente neste trabalho o uso da plataforma adaptativa chamada Khan Academy, contribuindo assim, para o aumento significativo cognitivo e aperfeiçoamento profissional no exercício da docência.

Biografia do Autor

Renata Camargo Costa Alves, Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2004); Pós-graduação em: pelo Centro Universitário de Maringá-UNICESUMAR (2019). Especialização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Daniela Dieterich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Matemática pela UNEMAT e Tecnologia pela Unicesumar. Especialização em Gestão Democrática pela UFMT e Didática do Ensino Superior pela UNIC e Pós-graduada em Constelação Familiar pelo Centro de Mediadores. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Klener Batista, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela FIMES- Fundação Integrada Municipal de Mineiros. Pós Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade APOGEU. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. *Graduada em Artes Visuais. *Especialização em Supervisão Escolar, Psicopedagogia e Gestão Escolar, Educação Especial Inclusiva. *Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Tamara Trentin, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em História . Especialização em Docência do Ensino Superior. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Alves, R. C. C. ., Dieterich, D. ., Batista, K. ., Meroto, M. B. das N. ., & Trentin, T. . (2023). APLICABILIDADE TECNOLÓGICA: COMO SEU APRIMORAMENTO POTENCIALIZA AS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS: COMO SEU APRIMORAMENTO POTENCIALIZA AS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS. Revista Amor Mundi, 4(3), 45–51. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.203

Edição

Seção

Artigos