JOGOS PEDAGÓGICOS

UMA METODOLOGIA ATIVA E FUNCIONAL

Autores

  • Cláudio Gonçalves de Mattos Must University, Estados Unidos
  • Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Iracema Marreiros Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.202

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma explanação sobre o uso dos Jogos Pedagógicos através de um estudo bibliográfico sobre o tema. Essa Metodologia Ativa foi escolhida pela sua grande variedade de opções, podendo ser aplicada com ou sem recursos tecnológicos avançados. Também são elencados os possíveis problemas que os docentes podem enfrentar durante o processo de execução da referida metodologia. Através dos estudos realizados foi possível traçar o perfil que os professores devem desenvolver para que sua ação pedagógica seja exitosa na concretização de uma aprendizagem significativa. O resultado da pesquisa atendeu aos objetivos propostos uma vez que permitiu explorar as vantagens que podem ser proporcionadas pelos jogos pedagógicos na educação, assim como foram dados exemplos práticos dessa metodologia, como o uso de plataformas de jogos educativos, gincanas temáticas e trilhas. O tema é muito abrangente e pode contribuir com a prática de docente em qualquer área de conhecimento, independente da série ou idade escolar dos estudantes, uma vez que as Metodologias Ativas são perfeitamente adaptáveis a qualquer situação de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Cláudio Gonçalves de Mattos, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática (UNIFACS); Licenciado em História (UNEB); Especialista em Educação Matemática Com Novas Tecnologias. (FTC); Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (FAC); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação  (Must University - Flórida. 

Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia  Plena. Especialização em Psicopedagogia; Atendimento Educacional Especializado; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University  -  Flórida. 

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialistas em Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programos(ISEPRO); Mestranda Em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida).

Iracema Marreiros, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Gestão e supervisão escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University  -  Flórida. 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University  -  Flórida.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Mattos, C. G. de ., Nascimento, C. D. L. do ., Pereira, F. A. ., Marreiros, I. ., & Narciso, R. . (2023). JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA METODOLOGIA ATIVA E FUNCIONAL. Revista Amor Mundi, 4(3), 39–44. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.202

Edição

Seção

Artigos