O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O CURRÍCULO ESCOLAR

REFLEXÕES E DESAFIOS

Autores

  • Cristiane Raquel da Silva Must University, Estados Unidos
  • Aline Abreu Santana Must University, Estados Unidos
  • Luciene Carneiro da S. O. Timoteo Must University, Estados Unidos
  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.200

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve pesquisa científica sobre a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação no processo de alfabetização, buscando fazer uma reflexão sobre possibilidades e desafios neste processo. O estudo parte fazendo um breve histórico da incorporação das tecnologias nas escolas brasileiras e como esse fator trouxe algumas transformações no currículo escolar. Discorrerá sobre algumas dificuldades de implementação dessas tecnologias e como agrega qualidade ao processo de ensino-aprendizagem, desde que explorada com conhecimento real de suas potencialidades. Apresenta em seu referencial teórico a contribuição de alguns autores e estudiosos sobre esta temática, como Almeida, Siderly do Carmo de e Moran, J. que reforçam em seus estudos a necessidade da escola se reinventar e ajustar suas práticas e seu currículo de acordo com a exigência da sociedade, fazendo com que o conhecimento realmente seja significativo, onde o professor atue como um mediador e facilitador do processo de ensino e o aluno tenha seu papel de protagonista neste processo. Para concluir este estudo, apresenta algumas práticas inovadoras, mediadas pela utilização das tecnologias de informação e comunicação durante o período pandêmico que foram determinantes para o sucesso na aprendizagem dos alunos nas classes de alfabetização neste período.

Biografia do Autor

Cristiane Raquel da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas FACVEST (2008). Especialização em Práticas Psicopedagógicas Interdisciplinares e Gestão Escolar, pelas Faculdades Integradas FACVEST (2008). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Aline Abreu Santana, Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras pela UniFMU. Especialização em Literatura pela Unyleya. Pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela AVM. Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must Miami University. 

Luciene Carneiro da S. O. Timoteo, Must University, Estados Unidos

Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue - Escola Superior de Relações Públicas /ESURP (2006).  Pós Graduação em Educação e Família - Universidade Adventista de São Paulo/UNASP (2009). Letras- Português Literatura (2014). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí UESPI (2007). Graduação em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2010); Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT (2013) e em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR-2019 e em Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University  -  Flórida.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Silva, C. R. da ., Santana, A. A. ., Timoteo, L. C. da S. O. ., Oliveira, R. M. de ., & Narciso, R. . (2023). O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O CURRÍCULO ESCOLAR: REFLEXÕES E DESAFIOS. Revista Amor Mundi, 4(3), 23–29. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.200

Edição

Seção

Artigos