O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O CURRÍCULO ESCOLAR
REFLEXÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.200Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve pesquisa científica sobre a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação no processo de alfabetização, buscando fazer uma reflexão sobre possibilidades e desafios neste processo. O estudo parte fazendo um breve histórico da incorporação das tecnologias nas escolas brasileiras e como esse fator trouxe algumas transformações no currículo escolar. Discorrerá sobre algumas dificuldades de implementação dessas tecnologias e como agrega qualidade ao processo de ensino-aprendizagem, desde que explorada com conhecimento real de suas potencialidades. Apresenta em seu referencial teórico a contribuição de alguns autores e estudiosos sobre esta temática, como Almeida, Siderly do Carmo de e Moran, J. que reforçam em seus estudos a necessidade da escola se reinventar e ajustar suas práticas e seu currículo de acordo com a exigência da sociedade, fazendo com que o conhecimento realmente seja significativo, onde o professor atue como um mediador e facilitador do processo de ensino e o aluno tenha seu papel de protagonista neste processo. Para concluir este estudo, apresenta algumas práticas inovadoras, mediadas pela utilização das tecnologias de informação e comunicação durante o período pandêmico que foram determinantes para o sucesso na aprendizagem dos alunos nas classes de alfabetização neste período.
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Copyright (c) 2023 Cristiane Raquel da Silva, Aline Abreu Santana, Luciene Carneiro da S. O. Timoteo, Rebeca Maria de Oliveira, Rodi Narciso
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