Políticas e desafios do ensino básico no sistema nacional de educação moçambicana

Autores

  • Augusto Kessai Agostinho Chicava Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Odilia Alberto Cumbi Machama Direção de Educação de Moçambique, Moçambique, África

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.2

Resumo

O objetivo principal do estudo é refletir em torno de politicas e desafios do ensino básico no sistema nacional de educação Moçambicana, no período pós-independência, a partir das transformações socioeconómicas e políticas. O estudo adota uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir legislação educacional moçambicana. E, conclui-se que as politicas do ensino básico ainda está preocupado em oferecer o ensino de qualidade, mas os desafios como a insuficiência no provimento de professores; inadaptação dos currículos às atuais necessidades do mercado de trabalho, e orçamentos insuficientes, de desistência de alunos nas escolas constitui um calcanhar de aquiles.

Biografia do Autor

Augusto Kessai Agostinho Chicava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Graduação em Filosofia e Ética pela Universidade São Tomás de Moçambique. Especialização em Gestão de Recursos Humanos e Ética (2013). Mestre em Ciências de Educação pela Universidade São Tomás de Moçambique (2016). Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Odilia Alberto Cumbi Machama, Direção de Educação de Moçambique, Moçambique, África

Mestrada em Educação pela Universidade São Tomás de Moçambique e atualmente é técnica pedagógica direção provincial de educação da Matola-Moçambique. Tem experiência na área de Educação.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Chicava, A. K. A., & Machama, O. A. C. . (2020). Políticas e desafios do ensino básico no sistema nacional de educação moçambicana. Revista Amor Mundi, 1(2), 89–100. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.2

Edição

Seção

Artigos