APRENDENDO PARA ALÉM DAS TELAS
A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE O VIRTUAL E O REAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SCREENAGERS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.198Resumo
Com a chegada dos nativos digitais no cenário educacional, foi percebida subitamente uma mudança nos principais conceitos que compõe o universo educação. Os papéis de alunos e professores foram redefinidos, ganhando outras atribuições; o tempo fixo e o espaço único de aprendizagem de outrora ganharam novos formatos e ampliaram consideravelmente suas fronteiras; da mesma forma, os materiais didáticos, os aparatos não educativos, assim como as metodologias e estratégias pedagógicas passaram por profundas inovações através das tecnologias digitais e de suas potencialidades, motivadas pelas peculiares características da geração Screenagers, que passa a inserir o ciberespaço na convivência educacional. Aqui, por meio de algumas consultas bibliográficas existentes, objetivamos mostrar a influência e o impacto que os “leitores de telas” dão ao percurso escolar, atribuindo um novo sentido a um novo jeito de aprender, que está cada vez mais conectado, sob a ótica desse público; por conseguinte, cabe aos professores se ajustarem às novas tendências, o que demanda uma postura proativa. A eles, também, cabe o desafio de promover o equilíbrio das ações pedagógicas entre o virtual e o analógico, pois é nesse último que o conhecimento poderá ser constituído de forma mais concreta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raimundo Sampaio Sales, Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Daiana Cristina Parreira, Domingos Sávio dos Santos, Janmes Wilker Mendes Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.