APRENDENDO PARA ALÉM DAS TELAS

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE O VIRTUAL E O REAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SCREENAGERS

Autores

  • Raimundo Sampaio Sales Must University, Estados Unidos https://orcid.org/0009-0009-7009-1570
  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros Must University, Estados Unidos
  • Daiana Cristina Parreira Must University, Estados Unidos
  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Janmes Wilker Mendes Costa Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.198

Resumo

Com a chegada dos nativos digitais no cenário educacional, foi percebida subitamente uma mudança nos principais conceitos que compõe o universo educação. Os papéis de alunos e professores foram redefinidos, ganhando outras atribuições; o tempo fixo e o espaço único de aprendizagem de outrora ganharam novos formatos e ampliaram consideravelmente suas fronteiras; da mesma forma, os materiais didáticos, os aparatos não educativos, assim como as metodologias e estratégias pedagógicas passaram por profundas inovações através das tecnologias digitais e de suas potencialidades, motivadas pelas peculiares características da geração Screenagers, que passa a inserir o ciberespaço na convivência educacional. Aqui, por meio de algumas consultas bibliográficas existentes, objetivamos mostrar a influência e o impacto que os “leitores de telas” dão ao percurso escolar, atribuindo um novo sentido a um novo jeito de aprender, que está cada vez mais conectado, sob a ótica desse público; por conseguinte, cabe aos professores se ajustarem às novas tendências, o que demanda uma postura proativa. A eles, também, cabe o desafio de promover o equilíbrio das ações pedagógicas entre o virtual e o analógico, pois é nesse último que o conhecimento poderá ser constituído de forma mais concreta.

Biografia do Autor

Raimundo Sampaio Sales, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras e Artes pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes ( UCAM). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Daiana Cristina Parreira, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras: Português, Inglês e Respectivas Literatura pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga-GO. Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú. Especialista em Metodologia da Pesquisa e Ensino com Extensão em Educação Inclusiva. Especialista em Educação, Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga-GO. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Domingos Sávio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba (Uniube). Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University

Janmes Wilker Mendes Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Sales, R. S. ., Barros, A. M. R. ., Parreira, D. C. ., Santos, D. S. dos ., & Costa, J. W. M. . (2023). APRENDENDO PARA ALÉM DAS TELAS: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE O VIRTUAL E O REAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SCREENAGERS. Revista Amor Mundi, 4(3), 15–22. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.198

Edição

Seção

Artigos