MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.197Resumo
O presente estudo realiza uma breve reflexão sobre a utilização da Matriz SWOT como ferramenta estratégica no âmbito escolar. A pesquisa se inicia com revisão de literatura sobre os conceitos da matriz SWOT, fazendo uso de artigos selecionados das plataformas acadêmicas, e citando suas quatro variáveis (forças, fraqueza, oportunidades e ameaças, relacionadas ao ambiente interno e externo). A matriz SWOT constituir-se como uma grande ferramenta para a direção da instituição de ensino conhecer melhor seus problemas. O presente estudo possui como objetivo principal compreender a gestão da educação infantil pode fazer uso da matriz SWOT para melhor identificar seus pontos fortes e fracos, a partir das reflexões empreendidas ao longo desta pesquisa, nos pautamos na educação infantil, trazendo análises de gestão para esse nível de escolaridade. Neste sentido, levantamos alguns questionamentos: como uma instituição de ensino, que busca atender a essa demanda, pode continuamente realizar melhorias, enquanto atua para promover a formação, a aprendizagem e a participação familiar e comunitária de seus alunos? Por fim, compreendemos a importância da utilização da Matriz SWOT na instituição escolar, no intuito de identificar seus pontos fortes e fracos, e buscar melhorar a qualidade do ensino/ aprendizagem, acompanhar o mercado e melhor atender as famílias e a comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Allysson Barbosa Fernandes, Fabiana Fagundes Barros Gomes, Ferdinando Sampaio Rios, Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Mayara Talini Pereira Bohrer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.