MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Allysson Barbosa Fernandes Must University, Estados Unidos
  • Fabiana Fagundes Barros Gomes Must University, Estados Unidos
  • Ferdinando Sampaio Rios Must University, Estados Unidos
  • Marcos Vinícius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • Mayara Talini Pereira Bohrer Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.197

Resumo

O presente estudo realiza uma breve reflexão sobre a utilização da Matriz SWOT como ferramenta estratégica no âmbito escolar. A pesquisa se inicia com revisão de literatura sobre os conceitos da matriz SWOT, fazendo uso de artigos selecionados das plataformas acadêmicas, e citando suas quatro variáveis (forças, fraqueza, oportunidades e ameaças, relacionadas ao ambiente interno e externo). A matriz SWOT constituir-se como uma grande ferramenta para a direção da instituição de ensino conhecer melhor seus problemas. O presente estudo possui como objetivo principal compreender a gestão da educação infantil pode fazer uso da matriz SWOT para melhor identificar seus pontos fortes e fracos, a partir das reflexões empreendidas ao longo desta pesquisa, nos pautamos na educação infantil, trazendo análises de gestão para esse nível de escolaridade. Neste sentido, levantamos alguns questionamentos: como uma instituição de ensino, que busca atender a essa demanda, pode continuamente realizar melhorias, enquanto atua para promover a formação, a aprendizagem e a participação familiar e comunitária de seus alunos? Por fim, compreendemos a importância da utilização da Matriz SWOT na instituição escolar, no intuito de identificar seus pontos fortes e fracos, e buscar melhorar a qualidade do ensino/ aprendizagem, acompanhar o mercado e melhor atender as famílias e a comunidade.

Biografia do Autor

Allysson Barbosa Fernandes, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração e graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Ateneu. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Focus. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Tutor de Ensino a Distância da Faculdade Ari de Sá. 

Fabiana Fagundes Barros Gomes, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Biologia pela UEG, Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Química Quantitativa e Pós-graduada em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Direção Escolar pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Atuo como Gestora e administradora do Centro Educacional Presbiteriano Margarida Pittman- Sistema de Ensino Mackenzie e como professora de Química e Biologia da rede pública estadual de Goiás.

Ferdinando Sampaio Rios, Must University, Estados Unidos

Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará, com pós-graduação em gestão escolar integrada e práticas pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes, e Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Exerce, no momento, a função de Diretor Escolar na Escola de Ensino Médio Alice Moreira de Oliveira, município de Caucaia, no estado do Ceará.

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDERP. Especialista em Tendências Contemporâneas do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDERP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Mayara Talini Pereira Bohrer, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela UNIVALI. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Facel Faculdades. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Fernandes, A. B. ., Gomes, F. F. B. ., Rios, F. S. ., Silva, M. V. M. da ., & Bohrer, M. T. P. . (2023). MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Amor Mundi, 4(3), 9–14. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.197

Edição

Seção

Artigos