MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.197Resumo
O presente estudo realiza uma breve reflexão sobre a utilização da Matriz SWOT como ferramenta estratégica no âmbito escolar. A pesquisa se inicia com revisão de literatura sobre os conceitos da matriz SWOT, fazendo uso de artigos selecionados das plataformas acadêmicas, e citando suas quatro variáveis (forças, fraqueza, oportunidades e ameaças, relacionadas ao ambiente interno e externo). A matriz SWOT constituir-se como uma grande ferramenta para a direção da instituição de ensino conhecer melhor seus problemas. O presente estudo possui como objetivo principal compreender a gestão da educação infantil pode fazer uso da matriz SWOT para melhor identificar seus pontos fortes e fracos, a partir das reflexões empreendidas ao longo desta pesquisa, nos pautamos na educação infantil, trazendo análises de gestão para esse nível de escolaridade. Neste sentido, levantamos alguns questionamentos: como uma instituição de ensino, que busca atender a essa demanda, pode continuamente realizar melhorias, enquanto atua para promover a formação, a aprendizagem e a participação familiar e comunitária de seus alunos? Por fim, compreendemos a importância da utilização da Matriz SWOT na instituição escolar, no intuito de identificar seus pontos fortes e fracos, e buscar melhorar a qualidade do ensino/ aprendizagem, acompanhar o mercado e melhor atender as famílias e a comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Allysson Barbosa Fernandes, Fabiana Fagundes Barros Gomes, Ferdinando Sampaio Rios, Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Mayara Talini Pereira Bohrer
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.