O RELEVANTE PAPEL DO DOCENTE NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL

Autores

  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Bertolazzi Must University, Estados Unidos
  • Marcos Vinícius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Rosangela Miranda Crimoni Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.196

Resumo

O trabalho docente tem se tornado bastante relevante no que tange ao uso de espaços colaborativos virtuais para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem e, com isso, vai fortalecendo ainda mais o crescimento do modelo de ensino a distância, o qual vem abrindo inúmeras discussões e debates a seu respeito em todo o território nacional brasileiro. O avanço tecnológico e a utilização de mecanismos como o computador, com o intuito de introduzir os sistemas de comunicação, possibilitam que novos modelos e estratégias de ensino surjam e exijam uma abordagem de caráter mais reflexivo a respeito da função do docente perante a aprendizagem dos educandos. Assim sendo, tencionando compreender de modo mais claro e conciso o papel do docente mediante o uso de espaços virtuais para a promoção da aprendizagem, buscou-se realizar uma pesquisa de caráter bibliográfico, tendo em vista os pensamentos de autores da literatura em pauta, para melhor entender a atuação do docente e da escola durante a formação dos alunos, que é uma enorme preocupação da sociedade como um todo. Nesse sentido, cabe ao docente refletir continuamente acerca de sua prática educativa e caminhar sempre em torno da teoria e da prática para melhor compreender a sua forma de ensinar e promover um ensino de qualidade, especialmente em ambientes de aprendizagem virtual, para que a formação de seus alunos ocorra satisfatoriamente e os tornem sujeitos autônomos, para que sejam parte da mudança no mundo.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

João Carlos Bertolazzi, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências - Faculdade Hebraica Renascença; Graduação em Matemática – Fiar; Pós Graduado: Docência do Ensino Superior – Unimais; Neuropiscopedagogia Clínica e Institucional – Fameesp; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must Univesity.

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDERP. Especialista em Tendências Contemporâneas do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDERP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí /UESPI (2007); Graduação em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2010); Especialista em  Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT (2013) e em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR-2019 e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rosangela Miranda Crimoni, Must University, Estados Unidos

Graduado: Pedagogia – Faculdade Madre Gertrudes de São José; Pós Graduado: Educação do Campo -UFES – Universidade Federal do Espirito Santo; Gestão Escolar – Universidade Salgado filho; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must Univesity.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Narciso, R. ., Bertolazzi, J. C. ., Silva, M. V. M. da ., Oliveira, R. M. de ., & Crimoni, R. M. . (2023). O RELEVANTE PAPEL DO DOCENTE NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL. Revista Amor Mundi, 4(3), 3–8. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i3.196

Edição

Seção

Artigos