O discurso pedagógico na pandemia em diferentes mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.151

Resumo

A Análise do Discurso pretende analisar não apenas a língua, mas também para cuidar das relações que ocorrem entre o sujeito, a língua e a história. Dessa forma, as leituras propostas por esta área não se dão na superficialidade, pelo contrário, são realizadas com profundidade, buscando as intenções por trás de cada enunciado. Nesse sentido, buscamos analisar, neste artigo, os discursos pedagógicos na pandemia do novo coronavírus, observando as formas que a educação é abordada pelas mídias sociais e o que se enuncia sobre ela. Com base nos estudos de Orlandi (2002, 2009 e 2016), Marques (2011) e Batista e Mastrodi (2018), entendemos que as instituições educacionais são os lugares onde a reprodução cultural acontece e elas reforçam, na sociedade, as questões de transmissão de poder e da alienação. Sob essa perspectiva, com a pandemia, a educação como forma de exclusão social ficou ainda mais evidente, visto que as aulas são feitas de forma online e apenas os indivíduos que possuem dispositivos eletrônicos (tablets, celulares e computadores) com acesso à internet conseguem assisti-las.

Biografia do Autor

Brenda Mourão Pricinoti, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Psicopedagogia e Graduada em Letras-Inglês pela mesma universidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba.

João Vítor Sampaio de Moura, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Mestrando em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Goiás. 

Stefanne de Almeida Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras-Português pela mesma universidade. 

Publicado

2022-07-28

Como Citar

Pricinoti, B. M., Moura, J. V. S. de ., & Teixeira, S. de A. (2022). O discurso pedagógico na pandemia em diferentes mídias. Revista Amor Mundi, 3(1), 41–54. https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.151

Edição

Seção

Artigos