O discurso pedagógico na pandemia em diferentes mídias
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.151Resumo
A Análise do Discurso pretende analisar não apenas a língua, mas também para cuidar das relações que ocorrem entre o sujeito, a língua e a história. Dessa forma, as leituras propostas por esta área não se dão na superficialidade, pelo contrário, são realizadas com profundidade, buscando as intenções por trás de cada enunciado. Nesse sentido, buscamos analisar, neste artigo, os discursos pedagógicos na pandemia do novo coronavírus, observando as formas que a educação é abordada pelas mídias sociais e o que se enuncia sobre ela. Com base nos estudos de Orlandi (2002, 2009 e 2016), Marques (2011) e Batista e Mastrodi (2018), entendemos que as instituições educacionais são os lugares onde a reprodução cultural acontece e elas reforçam, na sociedade, as questões de transmissão de poder e da alienação. Sob essa perspectiva, com a pandemia, a educação como forma de exclusão social ficou ainda mais evidente, visto que as aulas são feitas de forma online e apenas os indivíduos que possuem dispositivos eletrônicos (tablets, celulares e computadores) com acesso à internet conseguem assisti-las.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brenda Mourão Pricinoti, João Vítor Sampaio de Moura, Stefanne de Almeida Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.