A práxis da educação ambiental como fundamento epistemológico da formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.150

Resumo

Ao situarmos a Educação Ambiental (EA) na formação docente vê-se que ainda é tratada pelos paradigmas positivista e/ou pragmático em que a EA é suspendida para ser estudada como objeto além do homem. Nesse cenário, é indispensável fomentar o paradigma da práxis em que o homem se aprofunda na natureza para compreendê-la e se transformar por ela e vice-versa. Para responder a problematização desse projeto “Como a práxis da Educação Ambiental no percurso formativo pode contribuir como fundamento epistemológico da formação docente?”, utilizaremos a abordagem qualitativa utilizando-se da técnica de levantamento e análise documental. Os resultados apresentam que a práxis docente é permeada pelas mais diversas experiências constitutivas da pessoa humana e por saberes docentes que são oriundos de saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais e possuem as características de serem temporais, plurais, heterogêneos, sincréticos, personalizados, situados e sociais.

Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009); Especialização em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010); Especialização em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010). Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2011). Especialização em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2012) Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PPGFECT-UTFPR (2017); Graduação em Pedagogia no Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Atualmente é Pós Graduando no Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná ? UFPR. Membro do GPEACS - Grupo de Pesquisa sobre Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (UFPR), do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP-IPHAN-UFPR).

Publicado

2022-07-28

Como Citar

Marques, R. (2022). A práxis da educação ambiental como fundamento epistemológico da formação docente. Revista Amor Mundi, 3(1), 55–68. https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.150

Edição

Seção

Artigos