A práxis da educação ambiental como fundamento epistemológico da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.150Resumo
Ao situarmos a Educação Ambiental (EA) na formação docente vê-se que ainda é tratada pelos paradigmas positivista e/ou pragmático em que a EA é suspendida para ser estudada como objeto além do homem. Nesse cenário, é indispensável fomentar o paradigma da práxis em que o homem se aprofunda na natureza para compreendê-la e se transformar por ela e vice-versa. Para responder a problematização desse projeto “Como a práxis da Educação Ambiental no percurso formativo pode contribuir como fundamento epistemológico da formação docente?”, utilizaremos a abordagem qualitativa utilizando-se da técnica de levantamento e análise documental. Os resultados apresentam que a práxis docente é permeada pelas mais diversas experiências constitutivas da pessoa humana e por saberes docentes que são oriundos de saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais e possuem as características de serem temporais, plurais, heterogêneos, sincréticos, personalizados, situados e sociais.
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