O acesso aos saberes acumulados histórica e culturalmente

reflexões sobre a importância do orientador educacional na formação do habitus da leitura

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, RS, Brasil.
  • Michele Santos de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil.
  • Carla Lisiane Paz da Ros Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil.
  • Merlin Ester Kommers Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.149

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar a questão da importância da leitura nos processos formativos, processos em que os alunos possam fazer do ato de ler uma condição essencial para se filiarem aos saberes acumulado histórica e culturalmente pela humanidade. Nesse sentido, a partir de pesquisa bibliográfica, busca-se compreender o processo do ensino e do hábito de leitura na Educação Infantil e nos Anos Iniciais da Educação Básica e o papel central do Orientador Educacional neste processo. Não obstante, o texto enfatiza a importância da leitura no contexto escolar, na família e nos grupos sociais, bem como a problemática da falta de leitura e as suas consequências no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, considera-se que o Orientador Educacional possui papel imprescindível e central no processo da aquisição do habitus da leitura e é o responsável por unir a prática ao pedagógico, cabendo ao mesmo perceber qual a relação que os conteúdos têm com o todo da escola, qual a relação entre o discurso e as práticas desenvolvidas no cotidiano.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, RS, Brasil.

Doutor em Educação nas Ciências. Professor da Rede Pública e Privada no Município de Ijuí/RS.

Michele Santos de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil.

Pós-graduação em Gestão Escolar: orientação e supervisão. Professora na Rede Municipal de Ijuí, RS.

Carla Lisiane Paz da Ros, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil.

Pós-graduação em Educação Interdisciplinar e Orientação educacional. Professora na Rede Municipal de Ijuí, RS.

Merlin Ester Kommers , Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil.

Pedagoga com Especialização em Gestão Escolar. Professora da Rede Municipal de Ijuí, RS.

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Schütz, J. A., Oliveira, M. S. de, Ros, C. L. P. da, & Kommers , M. E. (2022). O acesso aos saberes acumulados histórica e culturalmente: reflexões sobre a importância do orientador educacional na formação do habitus da leitura. Revista Amor Mundi, 3(1), 3–9. https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.149

Edição

Seção

Artigos