O acesso aos saberes acumulados histórica e culturalmente
reflexões sobre a importância do orientador educacional na formação do habitus da leitura
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.149Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar a questão da importância da leitura nos processos formativos, processos em que os alunos possam fazer do ato de ler uma condição essencial para se filiarem aos saberes acumulado histórica e culturalmente pela humanidade. Nesse sentido, a partir de pesquisa bibliográfica, busca-se compreender o processo do ensino e do hábito de leitura na Educação Infantil e nos Anos Iniciais da Educação Básica e o papel central do Orientador Educacional neste processo. Não obstante, o texto enfatiza a importância da leitura no contexto escolar, na família e nos grupos sociais, bem como a problemática da falta de leitura e as suas consequências no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, considera-se que o Orientador Educacional possui papel imprescindível e central no processo da aquisição do habitus da leitura e é o responsável por unir a prática ao pedagógico, cabendo ao mesmo perceber qual a relação que os conteúdos têm com o todo da escola, qual a relação entre o discurso e as práticas desenvolvidas no cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jenerton Arlan Schütz, Michele Santos de Oliveira, Carla Lisiane Paz da Ros, Merlin Ester Kommers
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.