Uma análise na construção de conteúdos

o que há de violação de Direitos Humanos nos livros didáticos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental?

Autores

  • Mariane de Souza Ferreira Universidade Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil
  • Silvia Piedade de Moraes Universidade Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.148

Resumo

O livro didático desde seu aparecimento é dado com um dos principais materiais didáticos usados da escola. Esse estudo  qualitativo  e documental teve como premissa análise de conteúdo dos livros didáticos adotados para o Ensino Fundamental, pautando-se não apenas pelo conteúdo explícito, mas a análise do currículo oculto e da invisibilidade de discursos e diferentes visões históricas e legais sobre as diversidades familiares, religiosas e étnico-raciais. Destacou-se como objetivo geral  - compreender como são retratadas as diversidades familiar, religiosa e étnico-racial nos livros didáticos do Ensino Fundamental e objetivos específicos - identificar as formas de retratação das diversidades, mapear boas experiências em livros e materiais didáticos que tratem da diversidade familiar, religiosa e étnico-racial e analisar os discursos encontrados nos livros didáticos sobre os temas. A metodologia de seleção e análise foi realizada sem sete etapas. O método seguiu os preceitos da análise de conteúdo apresentas por Bardin (2016). Os resultados da coleta foram organizados em quatro quadros e divididos por categorias: 1. Diversidade familiar; 2. Diversidade étnico-raciais; 3. Deficiências e; 4. Diversidade religiosa.  Concluiu-se que de forma geral que os livros trazem consigo apresentam lentos avanços, já que antigamente essas questões eram pouco abordadas e quando eram representadas,  apresentavam-se de forma preconceituosa.

Palavras-chave: 1. Livro didático. 2. Violação de Direitos Humanos. 3. Educação escolar.

 

Biografia do Autor

Mariane de Souza Ferreira, Universidade Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil

Graduando em Pedagogia pela Universidade Guarulhos. Bolsista PIBIC - CNPQ. 

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Ferreira, M. de S. ., & Moraes, S. P. de. (2022). Uma análise na construção de conteúdos: o que há de violação de Direitos Humanos nos livros didáticos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental?. Revista Amor Mundi, 3(1), 11–28. https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.148

Edição

Seção

Artigos