Uma análise na construção de conteúdos
o que há de violação de Direitos Humanos nos livros didáticos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental?
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i1.148Resumo
O livro didático desde seu aparecimento é dado com um dos principais materiais didáticos usados da escola. Esse estudo qualitativo e documental teve como premissa análise de conteúdo dos livros didáticos adotados para o Ensino Fundamental, pautando-se não apenas pelo conteúdo explícito, mas a análise do currículo oculto e da invisibilidade de discursos e diferentes visões históricas e legais sobre as diversidades familiares, religiosas e étnico-raciais. Destacou-se como objetivo geral - compreender como são retratadas as diversidades familiar, religiosa e étnico-racial nos livros didáticos do Ensino Fundamental e objetivos específicos - identificar as formas de retratação das diversidades, mapear boas experiências em livros e materiais didáticos que tratem da diversidade familiar, religiosa e étnico-racial e analisar os discursos encontrados nos livros didáticos sobre os temas. A metodologia de seleção e análise foi realizada sem sete etapas. O método seguiu os preceitos da análise de conteúdo apresentas por Bardin (2016). Os resultados da coleta foram organizados em quatro quadros e divididos por categorias: 1. Diversidade familiar; 2. Diversidade étnico-raciais; 3. Deficiências e; 4. Diversidade religiosa. Concluiu-se que de forma geral que os livros trazem consigo apresentam lentos avanços, já que antigamente essas questões eram pouco abordadas e quando eram representadas, apresentavam-se de forma preconceituosa.
Palavras-chave: 1. Livro didático. 2. Violação de Direitos Humanos. 3. Educação escolar.
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