Uma contextualização acerca da formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i7.135Resumo
Para possibilitar o processo de transformação na educação, faz-se necessário ao professor reconhecer o fenômeno educativo como um processo relacional, contextual e intencional. No entanto, tal ato não é algo espontâneo na natureza, não é mera aprendizagem natural, que se nutre dos materiais culturais que os rodeiam, mas uma invenção dirigida, uma construção humana que tem sentido e que leva consigo uma seleção de possibilidades, de conteúdo e de caminhos. Diante dessa realidade, este artigo traz uma contextualização acerca da formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas. Assim, na intenção de viabilizar a pesquisa, utilizou-se alguns autores que versam sobre a temática, tais como: Libâneo (1990), Luckesi (1996), Nóvoa (1996), Macedo (2007) e Silva (2009). E, a partir da reflexão proposta por meio da pesquisa bibliográfica desenvolvida, é possível afirmar que é de suma importância promover a contínua reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelo pedagogo frente à sala de aula, prezando sempre pelo processo de construção da aprendizagem integral do aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Laine Marques dos Santos Almeida Bertão, Maria Luiza Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.