Uma contextualização acerca da formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas

Autores

  • Laine Marques dos Santos Almeida Bertão Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.
  • Maria Luiza Barreto Secretaria do Estado de Educação do Mato Grosso, Barra do Bugres, MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i7.135

Resumo

Para possibilitar o processo de transformação na educação, faz-se necessário ao professor reconhecer o fenômeno educativo como um processo relacional, contextual e intencional. No entanto, tal ato não é algo espontâneo na natureza, não é mera aprendizagem natural, que se nutre dos materiais culturais que os rodeiam, mas uma invenção dirigida, uma construção humana que tem sentido e que leva consigo uma seleção de possibilidades, de conteúdo e de caminhos. Diante dessa realidade, este artigo traz uma contextualização acerca da formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas. Assim, na intenção de viabilizar a pesquisa, utilizou-se alguns autores que versam sobre a temática, tais como: Libâneo (1990), Luckesi (1996), Nóvoa (1996), Macedo (2007) e Silva (2009). E, a partir da reflexão proposta por meio da pesquisa bibliográfica desenvolvida, é possível afirmar que é de suma importância promover a contínua reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelo pedagogo frente à sala de aula, prezando sempre pelo processo de construção da aprendizagem integral do aluno.

Biografia do Autor

Laine Marques dos Santos Almeida Bertão, Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Pós-graduada em Docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade Afirmativa (2013).

Maria Luiza Barreto, Secretaria do Estado de Educação do Mato Grosso, Barra do Bugres, MT, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2014). Pós-graduada em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Cuiabá (2014). Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Cuiabá (2015). Pós-graduada em Educação Infantil com ênfase na Educação Especial pela Faculdade de Ciências Administrativas (2016).

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Bertão, L. M. dos S. A., & Barreto, M. L. (2022). Uma contextualização acerca da formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas. Revista Amor Mundi, 2(7), 55–61. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i7.135

Edição

Seção

Artigos