Contribuições pedagógicas das práticas lúdicas no desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i7.134Resumo
Este artigo discorre acerca das contribuições da ludicidade para o processo de aprendizagem do aluno na etapa da Educação Infantil e apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo tratou de discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento e aprendizagem por meio de brincadeiras, jogos e brinquedos. Pois, é no brincar que surge a interação entre a espontaneidade e a criatividade com a progressiva aceitação das regras sociais e morais por parte do educando. É brincando que a criança se humaniza, aprendendo a conciliar de forma afetiva a afirmação de si mesma à criação de vínculos afetivos duradouros. Realizou-se um levantamento frente às possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos conhecimentos, desse modo, contribuindo para elencar as contribuições da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores que podem tornar o ensino mais atrativo e contribuir com uma educação de maior qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança. Na intenção de viabilizar o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizou-se como referências bibliográficas Vygotsky (1984); Kishimoto (2003); Base Nacional Comum Curricular (2017) e ainda outros autores que versam sobre a temática da ludicidade na infância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Roseli da Cruz Brandoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.