Contribuições pedagógicas das práticas lúdicas no desenvolvimento infantil

Autores

  • Roseli da Cruz Brandoni Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i7.134

Resumo

Este artigo discorre acerca das contribuições da ludicidade para o processo de aprendizagem do aluno na etapa da Educação Infantil e apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo tratou de discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento e aprendizagem por meio de brincadeiras, jogos e brinquedos. Pois, é no brincar que surge a interação entre a espontaneidade e a criatividade com a progressiva aceitação das regras sociais e morais por parte do educando. É brincando que a criança se humaniza, aprendendo a conciliar de forma afetiva a afirmação de si mesma à criação de vínculos afetivos duradouros. Realizou-se um levantamento frente às possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos conhecimentos, desse modo, contribuindo para elencar as contribuições da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores que podem tornar o ensino mais atrativo e contribuir com uma educação de maior qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança. Na intenção de viabilizar o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizou-se como referências bibliográficas Vygotsky (1984); Kishimoto (2003); Base Nacional Comum Curricular (2017) e ainda outros autores que versam sobre a temática da ludicidade na infância.

Biografia do Autor

Roseli da Cruz Brandoni, Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Infantil pela Faculdade Única de Ipatinga (2019).

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Brandoni, R. da C. (2022). Contribuições pedagógicas das práticas lúdicas no desenvolvimento infantil. Revista Amor Mundi, 2(7), 31–37. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i7.134

Edição

Seção

Artigos