Vacinação de pessoas fora do grupo prioritário: um desrespeito à ética, à moral e às normas legais

Autores

  • Carmen Stephany Gomes Freire Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Merian Pereira da Silva Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Nataliene Cavalcante Rodrigues Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Douglas Verbicaro Soares Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.116

Resumo

O presente artigo discute a complexidade da pandemia, analisando as questões em torno das campanhas de vacinação contra a COVID-19, a entrega da vacina, o público-alvo, e as complicações decorrentes dos casos de denúncias de fraudes. Todas essas abordagens tomando como exemplificação os casos ocorridos na cidade de Sabará/MG, onde profissionais, fora da linha de frente, estavam sendo imunizados antes dos grupos prioritários. Por fim, o estudo fará uma correlação com o ponto de vista da ética em relação a essas condutas e impactos sociais. Para o estudo foi pensada uma abordagem bibliográfica multidisciplinar. Nesse sentido, conclui-se que a falta de diretrizes claras para a vacinação acarretou uma série de problemas ao poder público e à sociedade em geral.

Biografia do Autor

Carmen Stephany Gomes Freire, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Acadêmica do Curso de Direito da UFRR.

Merian Pereira da Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Acadêmica do Curso de Direito da UFRR.

Nataliene Cavalcante Rodrigues, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

 Acadêmica do Curso de Direito da UFRR.

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica, ambos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR); Consumo e Cidadania (UFPA); Consumo Responsável e Globalização Econômica (CESUPA). Atua como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos - NPJDH na Universidade Federal de Roraima, do Curso de Doutorado em Direito – Dinter UERJ/UFRR e, também, do Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da UFRR. É professor do magistério superior no Curso de Direito.

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Freire, C. S. G., Silva, M. P. da ., Rodrigues, N. C., & Verbicaro Soares, D. . (2021). Vacinação de pessoas fora do grupo prioritário: um desrespeito à ética, à moral e às normas legais. Revista Amor Mundi, 2(4), 81–88. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.116

Edição

Seção

Artigos