Os desafios na capacitação pedagógica de tutores na modalidade de ensino a distância

Autores

  • Patrícia Maria Medeiros de Andrade Universty Sustainable Development-Uds, Asunción, Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.105

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal investigar os desafios na capacitação pedagógica dos tutores na modalidade EaD. A proposta do trabalho consistiu em compreender o papel do tutor no processo de aprendizagem e como ele é adquirido. A metodologia baseou-se em uma pesquisa exploratória, documental e predominantemente qualitativa realizando pesquisa de campo, a pesquisa será de método misto (qualitativo e quantitativo). A população do estudo foi composta por um tutor do polo de ensino superior a distância localizada em Manaus e a coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado. Ao fim da investigação conclui-se que o ensino a distância é desafiador e que apresenta pontos positivos e negativos, cabendo ao tutor realizar o acompanhamento, orientar e estimular os educandos. Gerando e difundindo conhecimentos em alto grau com senso de responsabilidade, tanto para com o sistema ao qual se está vinculado, quanto para o enriquecimento (em amplo sentido) da instituição que se representa física ou virtualmente.

Biografia do Autor

Patrícia Maria Medeiros de Andrade, Universty Sustainable Development-Uds, Asunción, Paraguai

Mestranda em Ciências da Educação. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Especialista em Gestão e Controle Social em Políticas Públicas. Bacharel em Serviço Social.

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Andrade, P. M. M. de. (2021). Os desafios na capacitação pedagógica de tutores na modalidade de ensino a distância. Revista Amor Mundi, 2(4), 33–43. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.105

Edição

Seção

Artigos