A composição da professoralidade sob olhares multirreferencializados

Autores

  • Jussara Midlej Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.104

Resumo

Artigo advindo de uma investigação-ação educacional, realizada na primeira década do século XXI, envolvendo 37 professoras/alunas de um Curso de Licenciatura Plena em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental conveniado com a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Aproximou-se de dimensões cognitiva e estético-hermenêutica numa experiência ontológica/fenomenológica. O pluralismo metodológico da multirrefencialidade trouxe a natureza dialógica da linguagem em circunstâncias constitutivas de possíveis profissionais críticos. Visou a pesquisa e análises de como um processo, desta natureza, poderia provocar e ressignificar concepções acerca do trabalho pedagógico; de como se realizaria, nas escritas e nos diálogos a composição de suas professoralidades e possíveis reconceitualizações de saberes da profissão. Demonstrou que registros e discussões incitaram-nas a aguçar suas percepções, auxiliando-as a dilatarem processos de automonitoração impulsionando os entendimentos de si e das situações pedagógicas.

Biografia do Autor

Jussara Midlej, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA, Brasil

Doutorado em Educação (Universidade Federal da Bahia - UFBa, 2008); Pós-doutorado em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, 2014). Professora Titular B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Midlej, J. (2021). A composição da professoralidade sob olhares multirreferencializados. Revista Amor Mundi, 2(4), 17–31. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.104

Edição

Seção

Artigos