A composição da professoralidade sob olhares multirreferencializados
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.104Resumo
Artigo advindo de uma investigação-ação educacional, realizada na primeira década do século XXI, envolvendo 37 professoras/alunas de um Curso de Licenciatura Plena em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental conveniado com a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Aproximou-se de dimensões cognitiva e estético-hermenêutica numa experiência ontológica/fenomenológica. O pluralismo metodológico da multirrefencialidade trouxe a natureza dialógica da linguagem em circunstâncias constitutivas de possíveis profissionais críticos. Visou a pesquisa e análises de como um processo, desta natureza, poderia provocar e ressignificar concepções acerca do trabalho pedagógico; de como se realizaria, nas escritas e nos diálogos a composição de suas professoralidades e possíveis reconceitualizações de saberes da profissão. Demonstrou que registros e discussões incitaram-nas a aguçar suas percepções, auxiliando-as a dilatarem processos de automonitoração impulsionando os entendimentos de si e das situações pedagógicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jussara Midlej
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.