Gestão democrática: uma abordagem no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i3.103Resumo
O presente estudo objetiva refletir esta temática tão discutida nas IE - Instituições de Ensino, que é a Gestão Democrática. Este tema provoca uma reflexão quanto ao papel inerente ao gestor adepto a esta modalidade de gestão no contexto escolar (centralidade organizacional entre direção - coordenação - Secretaria de Educação), e, ao mesmo tempo, assume um compromisso de transformar a realidade escolar num espaço democrático, onde seja possível a articulação de ideias, estabelecer diálogos, levando em consideração os diferentes pontos de vista. Como respaldo, será trazido à luz o conceito de Gestão Democrática participativa, a função da escola básica diante deste novo formato de gestão, bem como as Leis Municipais e a práxis desta. Para tanto, nos ancoraremos em artigos e literaturas afins, que sedimentam essa prática dentro do âmbito escolar. Contudo estes desafios, ligados a esta nova prática de gestão, devem estar ligados ao contexto das políticas sociais e econômicas, influenciando o sistema educacional, que por sua vez norteia a gestão escolar.
Palavras-chave: Democrática. Gestão. Escola Básica. Práxis.
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