Gestão democrática: uma abordagem no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i3.103Resumo
O presente estudo objetiva refletir esta temática tão discutida nas IE - Instituições de Ensino, que é a Gestão Democrática. Este tema provoca uma reflexão quanto ao papel inerente ao gestor adepto a esta modalidade de gestão no contexto escolar (centralidade organizacional entre direção - coordenação - Secretaria de Educação), e, ao mesmo tempo, assume um compromisso de transformar a realidade escolar num espaço democrático, onde seja possível a articulação de ideias, estabelecer diálogos, levando em consideração os diferentes pontos de vista. Como respaldo, será trazido à luz o conceito de Gestão Democrática participativa, a função da escola básica diante deste novo formato de gestão, bem como as Leis Municipais e a práxis desta. Para tanto, nos ancoraremos em artigos e literaturas afins, que sedimentam essa prática dentro do âmbito escolar. Contudo estes desafios, ligados a esta nova prática de gestão, devem estar ligados ao contexto das políticas sociais e econômicas, influenciando o sistema educacional, que por sua vez norteia a gestão escolar.
Palavras-chave: Democrática. Gestão. Escola Básica. Práxis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rodi Narciso, Catyane Roberta Hauth, Jacob Patriche Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.