Gestão democrática: uma abordagem no contexto escolar

Autores

  • Rodi Narciso Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Mato Grosso, Brasil.
  • Catyane Roberta Hauth Prefeitura Municipal de Sinop, Sinop, MT, Brasil
  • Jacob Patriche Cunha Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sinop, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i3.103

Resumo

O presente estudo objetiva refletir esta temática tão discutida nas IE - Instituições de Ensino, que é a Gestão Democrática. Este tema provoca uma reflexão quanto ao papel inerente ao gestor adepto a esta modalidade de gestão no contexto escolar (centralidade organizacional entre direção - coordenação - Secretaria de Educação), e, ao mesmo tempo, assume um compromisso de transformar a realidade escolar num espaço democrático, onde seja possível a articulação de ideias, estabelecer diálogos, levando em consideração os diferentes pontos de vista. Como respaldo, será trazido à luz o conceito de Gestão Democrática participativa, a função da escola básica diante deste novo formato de gestão, bem como as Leis Municipais e a práxis desta. Para tanto, nos ancoraremos em artigos e literaturas afins, que sedimentam essa prática dentro do âmbito escolar. Contudo estes desafios, ligados a esta nova prática de gestão, devem estar ligados ao contexto das políticas sociais e econômicas, influenciando o sistema educacional, que por sua vez norteia a gestão escolar.

Palavras-chave: Democrática. Gestão. Escola Básica. Práxis.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Mato Grosso, Brasil.

Graduada em Pedagogia, pela UNIMEO – Universidade do Médio Oeste; Pós-graduada em Psicopedagogia Escolar e Clínica pela UNIMEO; Pós-graduada em Educação Especial pela FACINTER – Faculdade Internacional de Curitiba; Pós-graduada em Gestão Escolar pela UNICID – Universidade Cidade De São Paulo, Cursando Pós-graduação em Deficiência Visual pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Professora através da Prefeitura Municipal De Sinop. rodynarciso1974@gmail.com

Catyane Roberta Hauth, Prefeitura Municipal de Sinop, Sinop, MT, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Letras, pela UNEMAT- Campus de Sinop; Pós-graduada em Neurolinguística pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI; Pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Única de Ipatinga-MG. Técnica Administrativa Educacional pela Prefeitura Municipal de Sinop/Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. catyhauth@gmail.com

Jacob Patriche Cunha, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sinop, MT, Brasil

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, 2003. Pós- graduado Docência para o Ensino Superior pela Fasip- Faculdade de Sinop, 2011.  Pós-graduado em Gestão Escolar pela FACEL-Curitiba-Paraná, 2017. Diretor Escolar pela Prefeitura Municipal de Sinop/Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. coord.patrick@gmail.com

Publicado

2021-05-30

Como Citar

Narciso, R., Hauth, C. R., & Cunha, J. P. . (2021). Gestão democrática: uma abordagem no contexto escolar. Revista Amor Mundi, 2(3), 119–125. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i3.103

Edição

Seção

Artigos