A contribuição da neurolinguística no entendimento do processo de leitura e compreensão textual

Autores

  • Catyane Roberta Hauth Prefeitura Municipal de Sinop, Sinop, MT, Brasil
  • Rodi Narciso Faculdade Venda Nova do Imigrante, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.102

Resumo

Neurolinguística é uma ciência oriunda das Neurociências e da Linguística responsável por pesquisar os mecanismos neurofisiológicos incumbidos da aquisição e processamento da linguagem. O presente estudo trata de expor, de maneira sucinta, os resultados dos estudos provenientes desta nova ciência, buscando explanar seus campos de investigação nas questões que abordam o processo de obtenção, uso, leitura e compreensão textual. Com isso, objetivou-se elaborar um texto puramente bibliográfico, seguindo esta ordem temática: definição do que é Neurolinguística e seus pressupostos teóricos-metodológicos oriundos da Neurociência e da Linguística. Seguido da concepção de comunicação e linguagem (processamento/compreensão da linguagem oral e escrita), pelo viés neurocientífico e neurolinguístico. A posteriori, apresentou-se a questão social que engloba a inevitabilidade do ato de ler e escrever na formação do leitor, assim como a carência de informações sobre essa necessidade. Sucedido, finalmente, pela apresentação dos efeitos causados pela leitura no cérebro, a curto e longo prazo, elencados pela neurolinguística e neurociência. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão norteadora: Qual a contribuição da neurociência, linguística para a neurolinguística no conhecimento/entendimento do processo de leitura e interpretação textual? Da qual conclui-se que é inegável o avanço alcançado pela neurolinguística no que tange ao processo de aquisição, processamento e uso da linguagem; logo será possível compreender todos os processos sofridos pelo cérebro no processo de leitura e compreensão textual, e de semelhante modo, enfatizar da importância da formação de leitores linguisticamente aptos.

 

Palavras-chave: Neurolinguística. Linguagem. Leitura. Compreensão.

Biografia do Autor

Catyane Roberta Hauth, Prefeitura Municipal de Sinop, Sinop, MT, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Letras, pela UNEMAT- Campus de Sinop; Pós-graduada em Neurolinguística pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Única de Ipatinga-MG. Técnica Administrativa Educacional pela Prefeitura Municipal de Sinop/Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. catyhauth@gmail.com

Rodi Narciso, Faculdade Venda Nova do Imigrante, MG, Brasil

Graduada em Pedagogia, pela UNIMEO – Universidade do Médio Oeste; Pós-graduada em Psicopedagogia Escolar e Clínica pela UNIMEO; Pós-graduada em Educação Especial pela FACINTER – Faculdade Internacional de Curitiba; Pós-graduada em Gestão Escolar pela UNICID – Universidade Cidade De São Paulo, Cursando Pós-graduação em Deficiência Visual pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Professora através da Prefeitura Municipal De Sinop. rodynarciso1974@gmail.com

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Hauth, C. R., & Narciso, R. (2021). A contribuição da neurolinguística no entendimento do processo de leitura e compreensão textual. Revista Amor Mundi, 2(4), 7–16. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.102

Edição

Seção

Artigos