As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) no contexto das práticas pedagógicas na sala de recursos multifuncionais

Autores

  • Mayra Ferreira Barreto Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, SE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i5.99

Resumo

A presente pesquisa foi elaborada para servir como trabalho de conclusão de curso da especialização em “Atendimento Educacional Especializado”, ofertado pela Universidade Cândido Mendes (UCM), sob a orientação do professor Ms. Jan Carlos Dias de Santana. O trabalho apresenta reflexões a respeito da utilização do computador e da internet como ferramenta pedagógica na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com a finalidade de compreender de que forma essas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem facilitar o processo de aprendizagem de alunos com necessidades especiais. O trabalho tem como motivação valorizar às (TICs) como instrumentos que possibilitam à autonomia e à independência de estudantes da Educação Especial. Para realização dos objetivos almejados, a pesquisa utilizou os estudos de Alarcão (2011), Oliveira e Nascimento (2014), Santos e França (2014), Buniotti (2014), Fonseca (2015), Bravo (2016) e Fonseca (2017). Espera-se com este trabalho contribuir para o campo da educação especial e inclusiva, pois ainda são poucas as publicações nessa área de conhecimento.

Biografia do Autor

Mayra Ferreira Barreto, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, SE, Brasil

Mestra em Ensino de História (ProfHistória), pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (2020),
Licenciada em História pela Universidade Federal de Sergipe/ UFS (2014). Graduada em Pedagogia
pela Faculdade Wenceslau Braz (2017). Especialista em Educação Especial com Ênfase em Educação
Especial e em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Cândido Mendes (2019).
Atualmente é professora de História da Rede Municipal de Itabaiana/ SE. E-mail: mayra.barreto@outlook.com

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Barreto, M. F. (2021). As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) no contexto das práticas pedagógicas na sala de recursos multifuncionais. Revista Amor Mundi, 2(5), 7–12. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i5.99

Edição

Seção

Artigos