Importância do lugar de fala nas lutas coletivas: o movimento LGBT e os atravessamentos causados pelo racismo

Autores

  • Marco Aurelio de Almeida Soares Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, MS, Brasil
  • Carlos Magno Vieira Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.7

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a discussão de identidade de gênero e orientação sexual, de modo a demonstrar sobre que bases esses conceitos foram formados. Na sequência, a pesquisa se propõe a compreender a importância do lugar de fala dentro dos agrupamentos daqueles que se entendem LGBT. Os conceitos para a definição do que é ser LGBT, conceitualmente, serão desenvolvidos ainda no primeiro capítulo. Dito isso, a pesquisa traz como problemática o seguinte questionamento: Qual a importância do lugar de fala em na compreensão do Universo LGBT? A construção da presente pesquisa, parte da compreensão da não homogeneidade dos grupos LGBT+, bem como os diferentes recortes vivenciados pelos indivíduos. A metodologia escolhida para o desenvolvimento do trabalho, foi a revisão de literatura, que objetiva fundamentar os diversos conceitos trazidos durante a discussão do presente artigo.

 

Biografia do Autor

Marco Aurelio de Almeida Soares, Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, MS, Brasil

Doutorando em Educação (Bolsa Capes - UCDB), Mestre em Educação (Bolsa Capes - UCDB),  Pedagogo pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Carlos Magno Vieira, Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, MS, Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade de Católica Dom Bosco Coimbra. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de História, História Indígena, Antropologia, Educação e Educação Escolar Indígenaano.

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Soares, M. A. de A., & Vieira, C. M. (2020). Importância do lugar de fala nas lutas coletivas: o movimento LGBT e os atravessamentos causados pelo racismo. Revista Amor Mundi, 1(1), 29–52. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.7

Edição

Seção

Artigos