O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE ENSINO: REFLEXÕES PARA COMPOR UM DIÁLOGO

Autores

  • Naiana Ortiz Boeno Escola Municipal Fundamental Soares de Barros-Escola Municipal Fundamental Dona Leopoldina

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v6i1.514

Resumo

O presente artigo compartilha análises sobre o papel da avaliação no contexto educacional de ensino: reflexões para compor um diálogo. Objetiva compreender o papel da avaliação no contexto educacional de ensino . A avaliação no contexto educacional desempenha um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem, pois vai além de medir o desempenho dos estudantes. Ela atua como uma ferramenta diagnóstica, formativa e somativa, contribuindo para identificar necessidades, monitorar progressos e ajustar práticas pedagógicas. Nesse sentido, a avaliação é essencial para garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados de forma eficaz e equitativa, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Com base nesse panorama, a problemática é: qual o papel da avaliação no contexto educacional de ensino como reflexões para compor um diálogo? A metodologia de estudo é qualitativa de análise documental sob abordagem histórico-cultural. Estudo contextualizado à luz de Hoffmann (2011), Fernandes (2021), Wiggins, Grant; McTighe, Jay (2019).

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Boeno, N. O. (2024). O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE ENSINO: REFLEXÕES PARA COMPOR UM DIÁLOGO. Revista Amor Mundi, 6(1), 9–16. https://doi.org/10.46550/amormundi.v6i1.514

Edição

Seção

Artigos