IMPACTO DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores

  • Sandra de Oliveira Botelho Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil
  • Átila de Souza Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Eliene Andrade Fagundes Anhanguera, Brasil
  • Neuza Maria Guimarães Franco Camargo Faculdade Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i8.512

Resumo

A Cultura Maker é uma abordagem “faça você mesmo” que incentiva o aprendizado prático, criativo e colaborativo, baseada na ideia de que qualquer pessoa pode criar, construir e compartilhar conhecimento usando recursos acessíveis e tecnologia. Na educação básica, a Cultura Maker se torna essencial para envolver os alunos de forma ativa e significativa, preparando-os para enfrentar problemas reais e colaborar em soluções criativas. O objetivo deste estudo foi descrever os impactos da Cultura Maker na educação básica brasileira. Este é um estudo de revisão de literatura, um estudo descritivo e qualitativo, onde as fontes de dados foram as bases SCIELO, CAPES e BDTD. Foram delineados 6 estudos sobre a temática. Ao explorar os impactos da Cultura Maker na educação básica, constatou-se que essa abordagem tem um potencial expressivo para transformar a educação brasileira. Ela promove uma prática pedagógica mais alinhada à realidade dos alunos, valoriza a aprendizagem prática e colaborativa, e incentiva um ensino mais inclusivo e contextualizado para as necessidades do século XXI.

Biografia do Autor

Sandra de Oliveira Botelho, Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas.

Átila de Souza, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação na Universidade da Integração das Américas.

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

Eliene Andrade Fagundes, Anhanguera, Brasil

Especialista em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional.

Neuza Maria Guimarães Franco Camargo, Faculdade Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil

Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Botelho, S. de O. ., Souza, Átila de ., Malta, D. P. de L. N. ., Fagundes, E. A. ., & Camargo, N. M. G. F. . (2024). IMPACTO DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Revista Amor Mundi, 5(8), 75–88. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i8.512

Edição

Seção

Artigos