IMPACTO DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i8.512Resumo
A Cultura Maker é uma abordagem “faça você mesmo” que incentiva o aprendizado prático, criativo e colaborativo, baseada na ideia de que qualquer pessoa pode criar, construir e compartilhar conhecimento usando recursos acessíveis e tecnologia. Na educação básica, a Cultura Maker se torna essencial para envolver os alunos de forma ativa e significativa, preparando-os para enfrentar problemas reais e colaborar em soluções criativas. O objetivo deste estudo foi descrever os impactos da Cultura Maker na educação básica brasileira. Este é um estudo de revisão de literatura, um estudo descritivo e qualitativo, onde as fontes de dados foram as bases SCIELO, CAPES e BDTD. Foram delineados 6 estudos sobre a temática. Ao explorar os impactos da Cultura Maker na educação básica, constatou-se que essa abordagem tem um potencial expressivo para transformar a educação brasileira. Ela promove uma prática pedagógica mais alinhada à realidade dos alunos, valoriza a aprendizagem prática e colaborativa, e incentiva um ensino mais inclusivo e contextualizado para as necessidades do século XXI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra de Oliveira Botelho, Átila de Souza, Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Eliene Andrade Fagundes, Neuza Maria Guimarães Franco Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.