QUESTÕES AGRÁRIAS

DIAGNÓSTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Suzamary Almira de Figueiredo Faculdade São Luís, São Paulo, SP, Brasil
  • Cibele Elias da Silva Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, SP, Brasil
  • Demisa Francisca Pires Instituto Superior de Educação de Ibituruna, Montes Claros, MG, Brasil
  • Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Uilma Honorato dos Santos Rede Futura, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i8.510

Resumo

O estudo trata sobre o diagnóstico das Questões Agrárias analisadas em livros didáticos do 2º ano do Ensino médio. E visa compreender como os conteúdos de Geografia são abordados e apresentados em livros didáticos do Ensino Médio para o entendimento da questão agrária. O método empregado se caracterizou como uma pesquisa exploratória, e foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, levantamento e seleção dos livros didáticos, fase Interpretativa e a representação pictórica. A análise dos dados reforça a relevância dos conteúdos referentes às questões agrárias no ensino de Geografia. E como o livro didático é direcionado a essa temática e contribui para o entendimento desse segmento. Além dos aspectos de paisagens agrícolas, sobretudo atenta para as abordagens socioeconômicas que estão articuladas ás questões agrárias, portanto as fronteiras agrícolas ampliam-se em praticamente todas as regiões brasileiras, reforçando a importância de estudar essa temática que move os setores da economia na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Suzamary Almira de Figueiredo, Faculdade São Luís, São Paulo, SP, Brasil

Especialização em Libras pela Faculdade São Luís.

Cibele Elias da Silva, Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, SP, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís (FESL).

Demisa Francisca Pires, Instituto Superior de Educação de Ibituruna, Montes Claros, MG, Brasil

Especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil pelo Instituto Superior de Educação de Ibituruna (ISEIB).

Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes.

Uilma Honorato dos Santos, Rede Futura, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Rede Futura (Faveni).

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Figueiredo, S. A. de ., Silva, C. E. da ., Pires, D. F. ., Gomes, P. C. P. A. ., & Santos, U. H. dos . (2024). QUESTÕES AGRÁRIAS: DIAGNÓSTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Amor Mundi, 5(8), 65–74. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i8.510

Edição

Seção

Artigos